A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe se inicia hoje (10) em São Miguel do Iguaçu e segue até o dia 31 de maio.
Neste ano, primeiramente a vacina estará disponível do dia 10 a 18 de abril para as crianças de 6 meses à 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres 45 dias após o parto).
Após, do dia 22 de abril até 31 de maio, será aberta aos outros grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 2 anos, crianças de 2 anos a 4 anos, crianças de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e professores.
Durante a Campanha, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A recomendação é que o paciente leve a carteirinha de vacinação. No dia 04 de maio, será o ‘DIA D’ de vacinação com horário especial de atendimento.
O objetivo da Campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A meta para este ano é vacinar 90% dos pacientes pertencentes aos grupos prioritários, ou seja, 5934 pessoas.
A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+