Elenice Ines Marques Daminelli, 49 anos, nasceu em Bandeirantes – região norte do Paraná e mudou-se com a família para São Miguel do Iguaçu aos 11 anos.

É formada em pedagogia, mas nunca atuou. Adquiriu experiência na área financeira durante os 30 anos em que atuou em uma instituição bancária.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI ou clique no ícone no fim da página para ouvir o áudio

Para ela, trabalhar no serviço público não é muito diferente do que trabalhar na área privada. “O bancário tem muitas metas e é muito cobrado, aqui a gestão também é complicada. Quem vê de fora pode achar que é fácil, mas a burocracia exige paciência dos envolvidos. Há vezes em que fornecedores não compreendem, acham que um pagamento demora por mal vontade, mas todos as etapas precisam ser rigorosamente seguidas”, exemplifica.

À Secretaria de Finanças cabe administrar toda a economia do Município. Nela estão os departamentos de Nota do Produtor Rural, setor que alimenta o cadastro dos produtores rurais no sistema da Receita Estadual e fiscaliza a emissão de nota de compra e venda; Tributação, Fiscalização e Cadastro, faz o controle da arrecadação de impostos como IPTU e IPVA; Contabilidade, que elabora notas de empenhos e controla a execução orçamentária; e Tesouraria, efetua pagamentos.

A secretária aponta que cada pedido é rigorosamente avaliado. “É preciso colocar na balança o custo real daquele serviço e o benefício que vai gerar à população. Ela brinca que a palavra “não” é a mais dita em sua secretaria já que quando se trata de dinheiro público é necessário ser transparente e não deixar expectativas. “Na situação que vivemos hoje, nem tudo pode ser feito e muita coisa a gente infelizmente não autoriza”, comenta Elenice.

Sobre o dia a dia na secretaria, ela cita que o telefone não pára de tocar. Ela mantém contato diário com o prefeito para coletar assinaturas, informar os pagamentos da semana e se inteirar das prioridades da Administração.

“O nosso desafio cumprir as metas fiscais, não extrapolar o orçamento e arrecadar para honrar pagamentos com fornecedores e servidores”, pontua. A cada quatro meses, a Secretaria de Finanças promove uma audiência pública para prestar contas aos vereadores e à população do andamento dos gastos.

“Durante 30 anos, atendi muita agente no banco. Talvez esse relacionamento e minha capacidade tenham contado na hora de ser escolhida pelo prefeito Claudio Dutra para conduzir esta secretaria”, finaliza.

Secretaria Municipal de Finanças

Rua Vânio Ghellere, 64 – Paço Municipal Abel Bez Batti, 2º andar.

E-mail: financas@saomiguel.pr.gov.br

Facebook: Prefeitura de São Miguel @prefesmi