Governo de São Miguel reforça combate à dengue com início da aplicação do fumacê na sexta-feira (05)

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, em parceria com o Governo do Estado, formou uma verdadeira força-tarefa para combater a epidemia da dengue, decretada após o grande aumento no número de casos confirmados da doença.

Por isso, na sexta-feira, 05, com apoio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, iniciou a aplicação do fumacê em toda a cidade. São duas caminhonetes com o inseticida que estarão passando em dois períodos, das 06h00 às 09h00 e das 16h00 às 21h00.

“No boletim semanal divulgado na quarta-feira, 03, foi registrado o primeiro caso de dengue grave (DG) no município, além 06 casos de dengue com sinal de alarme (DSA), em um total de 482 casos confirmados da doença. Dentre as 2.292 notificações, 1.272 casos foram descartados e outros 539 estão em investigação”, informou o diretor em Vigilância da Saúde, Djonatan Adamante.

A orientação para os moradores é que, no momento em que o veículo estiver passando, abram as janelas, portas e box do banheiro para o inseticida entrar em todas as partes da residência. Proteger com plásticos ou tecidos alimentos dentro da casa, filtros de água, gaiolas de pássaros, aquários ou colmeias e tirar as roupas do varal.

“Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação”, completou o agente de endemias da 9ª Regional, Sandro Goulart.

A chefe da divisão de Vigilância e Saúde da 9ª Regional de Foz do Iguaçu, Jaqueline Molossi, explica que o fumacê não é a solução final para o combate à dengue. “É o último recurso que temos no momento para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, no entanto, não é a solução. A população deve continuar fazendo o trabalho de limpeza dos lotes e evitando qualquer objeto que acumule água”, alertou.

Os dois veículos que estarão atuando no município farão esse trabalho por cerca de 30 dias, realizando a aplicação de cinco ciclos do fumacê, ou seja, o inseticida passará cinco vezes na mesma localidade, com um intervalo de 03 a 05 dias, dependendo das condições climáticas.

“Recebemos esse importante reforço do Governo do Estado, que são os carros fumacê, mas precisamos do apoio de toda a comunidade. O fumacê só elimina o mosquito adulto, por isso, é preciso que todos munícipes cuidem de seus ambientes e não deixem água parada, para evitar novos criadouros”, relatou a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL