NOTÍCIAS - Especiais
tamanho

(22/12/2013)
Quase 500 pessoas compareceram para o Concurso Público neste domingo (22)
Gabarito provisório será divulgado às 10h desta segunda

Quase 500 pessoas realizaram o Concurso Público da Prefeitura municipal de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná, na manhã deste domingo (22). Os candidatos concorrem a 28 vagas distribuídas entre os cargos de enfermeiro, médico, psicólogo e técnico em enfermagem.

As provas foram realizadas no Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos. Os portões foram fechados exatamente às 8h15min, como previsto, e não houve atrasos de parte dos candidatos.

Dos 507 inscritos, apenas 446 compareceram para responder as provas escritas. Conforme os organizadores, as 61 abstenções representam 12,03% das inscrições homologadas.

O cargo de enfermeiro é o mais concorrido. São 48,8 candidatos por vaga. Com 2,5 candidatos para duas vagas, o cargo de médico tem a menor concorrência.

A maioria dos inscritos são de São Miguel do Iguaçu, mas também há muitos candidatos dos municípios vizinhos, como Foz do Iguaçu e Itaipulândia, e até do Mato Grosso. Valdecir Lago, presidente da comissão que organiza o concurso, acredita que o número expressivo de inscritos se deva à data de realização das provas. “Nessa época muita gente viaja, aproveita a visita aos parentes para fazer o concurso e, quem sabe, trabalhar e morar perto dos familiares”, destaca.

Segundo ele, não houve problemas ou imprevistos durante todo o período de realização das provas. Os candidatos deviam permanecem em sala por pelo menos 30 minutos. Aos 40 minutos já se observou que a maioria começou a deixar o colégio. Uma grande concentração de candidatos pode ser vista em frente ao local de realização das provas. O que mais se ouvia dos concorrentes era a comparação de resultados e respostas.

A enfermeira iguaçuense Maria Fátima Stankiewivcz não encontrou dificuldade para responder a prova. “Achei que tava dentro dos padrões pra minha área. Quem estudou vai se sair muito bem. Não estava difícil, não”, confessa.

Resultados - O gabarito provisório será divulgado às 10h00min de amanhã, segunda-feira. O conteúdo da prova será disponibilizado para download na terça-feira (24), no site da prefeitura. Já o resultado final do concurso está previsto para ser publicado na segunda quinzena de janeiro do ano que vem, observado o prazo para homologação de recursos de parte dos candidatos. Para tanto o departamento de Protocolo da Prefeitura de São Miguel ficou de plantão durante todo o domingo, caso houvesse recursos a serem homologados. O prazo termina no dia 27 do mês corrente.

O concurso público foi organizado pela FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri, instituição vinculada à Universidade Estadual de Maringá – UEM. Segundo Robin Hudson de Oliveira, coordenador da FADECT, todas as questões do concurso foram elaboradas por mestres e doutores daquela universidade.

Nossa equipe não recebeu autorização para fotografar os candidatos enquanto respondiam as avaliações. Os concorrentes também não puderam usar banheiros, aparelhos eletrônicos ou mesmo vestir relógio de pulso dentro do pátio do colégio, após o término das provas. A Guarda Municipal prestou apoio no local.

Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu

(45) 3565-8100 - Vânio Ghellere, 64 - Centro - CEP: 85.877-000 - Paraná

governo@saomiguel.pr.gov.br - CNPJ: 76.206.499/0001-50

Proibida reprodução total ou parcial sem autorização