O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), está realizando nesta semana uma capacitação para os doze novos membros da CIPA.

Durante três dias, quarta e quinta em período integral e sexta-feira no período da manhã, os cipeiros recebem orientações práticas e teóricas para atuarem nos setores administrativos da Prefeitura.

A eleição para os novos membros foi realizada nos dias 02 e 03 de maio. “A CIPA é constituída por doze membros – titulares e suplentes, sendo seis eleitos e seis indicados pelo Prefeito Municipal, todos já foram nomeados através da Portaria nº 113/2018, disponível no Diário Eletrônico. Pelo segundo ano consecutivo estou à frente da CIPA, como presidente indicada pelo Prefeito, e a mais votada na eleição é nomeada como vice-presidente. Essa nova Comissão segue o mandato durante um ano”, explica à servidora Leonice Solange Marques Lenz.

A CIPA tem como objetivo orientar os servidores da Administração Municipal sobre a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A comissão também deve acompanhar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) de cada servidor que exerce a função fora do administrativo, resultando uma maior produtividade na empresa, diminuição de custos, motivação dos funcionários e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

O Técnico de Segurança no Trabalho, Aparecido Denilson dos Santos, da Clinica Santa Luzia, contratada para realizar essa capacitação, explica sobre a formação dos novos membros. “A Comissão é uma exigência do Ministério do Trabalho, uma norma denominada NR5, que toda empresa, seja ela pública ou privada, precisa ter a formação da CIPA. Ao total serão 20 horas/aula de capacitação”, finaliza Aparecido.