Com considerável evolução na estrutura para recepção de pessoas a comunidade indígena da Aldeia Tekoa Guarani, no Distrito de Santa Rosa onde vivem 150 famílias, realizou entre os dias 17 e 20 a 11ª Semana Cultural Guarani de São Miguel do Iguaçu.

 

O evento já faz parte do calendário oficial do município e contou com o apoio do governo municipal, Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Secretaria de Estado da Educação, através Núcleo de Educação e do Colégio Estadual Teko Nemoingo que atende alunos do ensino fundamental e 5° ano, na aldeia.

 

As atividades foram todas desenvolvidas no pátio da escola – a primeira escola estadual indígena do Paraná – e os visitantes conheceram o que o cacique Daniel Marica Lopes define como sendo “o jeito Guarani de ser”.

 

Durante os dias 17 e 20 foram desenvolvidas atividades de dança, canto, teatro e palestras envolvendo temas como: Cultura Indígena e Fitoterapia (Plantas Medicinais). Esta última de amplo domínio dos indígenas e que hoje está agregada às farmácias básicas de alguns dos municípios banhados pela Bacia do Rio Paraná.

 

Segundo o cacique Daniel, há três anos no cargo, “foram mais de 3 mil visitantes durante a nossa 11ª Semana Cultural Guarani. Estamos muito felizes por ter a oportunidade de mostrar a nossa cultura ao povo branco” – afirmou.

 

As tribos guaranis de São Miguel do Iguaçu, Diamante do Oeste e Guaíra se reuniram no sábado, 20, para a festa de encerramento. O dia foi marcado por apresentações de canto, dança e um almoço de confraternização.

 

Os convidados, entre os quais o prefeito Armando polita, o vice prefeito Volnei Adamante e secretários do governo como também o Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich foram recepcionados com um almoço onde foram servidos 1.200 quilos de carne bovina, suína e de peixes.

 

Novidade

Se depender da vontade do cacique Daniel e do prefeito Armando Polita na edição número 12 da Semana Cultural Guarani a novidade será o sistema de iluminação pública.

 

No sábado o cacique fez a solicitação ao prefeito que confirmou o pedido ao líder guarani. O projeto de iluminação pública deverá contemplar a principal rua da aldeia, entre o centro e oficina de artesanato, o posto de saúde e o colégio Teko Nemoingo, num total aproximado de 600 metros de extensão.


Compartilhe

Google+