Na manhã de ontem (27), mais de 360 crianças que estudam no 5º ano da Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Iguaçu, participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD. Uma das programações extraordinárias em comemoração aos 53 anos de emancipação político-administrativa do Município.

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação juntamente com a Polícia Militar do Paraná, realizam esse trabalho nas escolas há 10 anos. Um projeto preventivo, com objetivo de mostrar as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe das drogas, atitudes positivas e respeito às leis, com auxílio de policiais e professores.

A formatura foi realizada no CTG Querência Amada e contou com a presença do prefeito Claudio Dutra, acompanhado pela esposa e Secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, o vice-prefeito, Mauro Remor, Secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, Educador Social do Proerd, Policial Córdova, Presidente da Câmara de Vereadores, Edson Ferreira, acompanhado pela esposa e Secretária de Assuntos Comunitários, Clarice Ebert Ferreira, além dos 365 formandos, professores e diretores.

Na ocasião, as alunas do Municipal Espaço da Dança ficaram responsáveis pela apresentação de uma peça de dança, orientadas pela professora e coreógrafa Suelen Calegaro.

Córdova explica que esse projeto é muito importante, pois além de ser desenvolvido com crianças, ele ensina a pessoa dizer não para as drogas. “Trabalhamos durante todo o ano com alunos do 5º ano, ensinamos maneiras e formas diferentes, para as crianças nunca aceitarem drogas”.

Durante o transcorrer do período letivo, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema – O PROERD. Foi escolhida uma redação de cada sala para representar os demais alunos. Dessas redações foram selecionadas cinco, as quais mais se destacaram, tendo como temática o conteúdo desenvolvido durante o projeto Proerd.

As palestras foram orientadas pelo policial Educador Social Policial Córdova. Ao total, foram 11 encontros que os alunos tiveram em sala de aula e, no 12ª é realizado a formatura com o juramento das crianças, entregas de brindes e certificados.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Públicado às 09h56