Até o tempo colaborou para abertura da Semana da Pátria em São Miguel do Iguaçu na manhã do último domingo (01).

O evento aconteceu em frente ao Paço Municipal Abel Bez Batti e reuniu autoridades, alunos, profissionais da educação e a comunidade em geral para resgatar o papel patriótico de cada cidadão.

Enquanto os participantes respeitosamente cantavam o Hino Nacional, o prefeito Claudio Dutra, a secretária de educação Marli Frasson Possamai e o vereador Elton Somavila, representando o legislativo municipal, hastearam os pavilhões nacional, estadual e municipal, respectivamente. A Banda Municipal ficou responsável de executar o hino do município. Após os hinos, alunos das escolas municipais realizaram apresentações cívico-culturais alusivas aos 191 anos de Independência do Brasil.

A escola José Francisco de Oliveira apresentou a dramatização “Um País pedindo socorro”, que tratou da poluição da natureza e mostrou o trabalho de reflorestamento das margens do Rio Pinto, em São Miguel do Iguaçu, além da recolha e reciclagem de pneus.

Outro destaque do evento foi a participação dos alunos da Escola de Educação Especial Pestalozzi que interpretaram a música “Brasil, mostra tua cara”, da cantora Gal Costa, retratando o período em o país vivia a transição da ditadura militar à democracia, convidando a todos os brasileiros a mostrarem sua cara, com seus alunos caracterizados com profissões.

O evento contou ainda com as alunas do magistério da Escola Expressão Faesi, que apresentaram uma música de Chico Buarque, e alunos da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, de Santa Rosa do Ocoí.

Em seu pronunciamento, o prefeito Claudio Dutra agradeceu a presença de todos e parabenizou as escolas pelas apresentações, especialmente alunos da Escola Pestalozzi. “É importante ressaltar o esforço dos alunos especiais que vieram aqui mostrar verdadeiramente sua cara, demonstrando que todos devemos fazer a nossa parte sem se olhar para trás. Se nós não tivéssemos manifestado o interesse de um dia ser prefeito de São Miguel do Iguaçu para mudar o que não estava correto, não estaria aqui”, pontuou Dutra.

Ele também pediu o apoio da população para “ajude com idéias e conselhos para administrar junto com o povo. Alguma coisa que não estiver indo bem, procure nossa equipe, procure o prefeito para que possamos fazer uma São Miguel cada vez melhor”. Ele afirmou ainda que emocionou-se com a dramatização que tratou da poluição do Rio Pinto, que corta a cidade. “Cheguei nessa cidade com 03 anos de idade e ainda lembro desse rio limpo, como as crianças sonham. Já estamos licitando a empresa que fará o desassoreamento do rio”, informou o prefeito.

O evento terminou com o Hino da Independência e a apresentação da Banda Municipal que tocou músicas nacionais e internacionais.

A programação da Semana da Pátria em São Miguel prossegue durante toda a semana, com inauguração e hora cívica nos distritos.

Hoje (02), a comunidade de Santa Rosa do Ocoí recebeu autoridades para a hora cívica.

Terça-feira (03), haverá hora cívica e apresentações cívico-culturais em Balneário Ipiranga.

Quarta, (04) hora cívica e apresentações cívico-culturais em São Jorge.
Quinta, (05) hora cívica e apresentações cívico-culturais no distrito de Aurora do Iguaçu.

Na sexta-feira, (06), o prefeito Claudio Dutra inaugura a primeira creche municipal no interior do município. Será o CMEI Clara Civiero Adamante, no distrito de Balneário Ipiranga.

E sábado, Dia da Independência, solenidade de encerramento da Semana da Pátria em frente à prefeitura da cidade, com apresentações cívicas dos Colégio Nestor Victor dos Santos, Escola Vitorino Barbiero e da Banda Municipal.