Está aberto o cadastramento para trabalhadores e trabalhadoras da área da cultura no programa de Renda Emergencial, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. Também foi lançado o Edital Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura, que vai reconhecer a contribuição, valorizar e premiar profissionais da área que colaboram com o fazer artístico-cultural de diversos agentes. Os programas são do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência-Geral da Cultura.

Podem se inscrever no programa Renda Emergencial trabalhadores de cultura que participam da cadeia produtiva dos segmentos artístico e cultural e tiveram suas atividades interrompidas em decorrência da pandemia. O prazo para o cadastramento vai até 8 de outubro.

Podem se cadastrar pessoas físicas, maiores de 18 anos, que atuaram social ou profissionalmente na cadeia produtiva dos segmentos artístico e cultural nos meses imediatamente anteriores a 29 de junho de 2020, data da publicação da Lei Aldir Blanc. 

Serão cinco parcelas de R$ 600, sendo que mulheres provedoras de famílias monoparentais terão o direito de receber duas cotas, ou seja, cinco parcelas de R$ 1.200.

Não será possível o cadastramento de pessoas que receberam a Renda Emergencial em 2020. Porém, os inscritos no Programa de Bolsa Qualificação podem receber a Renda Emergencial. 

O cadastramento deve ser feito exclusivamente por meio do Formulário de Solicitação do Auxílio da Renda Emergencial Mensal no site: https://www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio/.

Já Edital Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura está com as inscrições abertas até as 17h59 do dia 5 de novembro, e vai reconhecer a contribuição, valorizar e premiar profissionais da área que colaboram com o fazer artístico-cultural de diversos agentes.

Podem se inscrever pessoas físicas com mais de 18 anos, que residem no Paraná há no mínimo dois anos, atuando direta ou indireta na execução de produções culturais em geral, nas áreas de Áudio e Som; Luz; Maquinaria; Projecionista; Maquiagem; Contra-regra; Cenotécnico; Sonoplasta; Figurinista; Fotografia; Vídeo; Edição; Produção; Roadie; entre outros.

Serão 406 premiados com o valor individual de R$ 10 mil, conforme descrito no Edital.

As inscrições são feitas de forma on-line, pelo sistema SIC.Cultura. Para proponentes já cadastrados como Agente Cultural no SIC.Cultura, é só entrar com login e senha. Caso contrário, é necessário fazer o cadastro. Basta entrar no site e clicar em “Acessar o sistema” no canto superior direito da tela e, no menu, escolher a opção “Clique aqui para se cadastrar”.

Mais informações podem ser obtidas também junto ao departamento de Cultura, as secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer de São Migue do Iguaçu, localizada no Centro Cultural Avelino Vieira ou pelos telefones: 45-3565-6590 / 3565-2429.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL
Com informações SECC

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