Uma ação do governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Emater, do Município, pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel, está procurando diminuir o impacto da frustração da safra de soja nas pequenas propriedades rurais do município.

 

Em ato que contou com a presença do secretário municipal da agricultura – Liceo Joner – representando o prefeito Armando Polita, do presidente do Conselho Agropecuário e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cláudio Aparecido Rodrigues e agricultores foram entregues as primeiras 130 sacas de sementes de milho/safrinha, de um total de 300 aos pequenos agricultores cadastrados dentro do perfil de pequenas propriedades – até 20 hectares.

 

O objetivo é facilitar o plantio, principalmente depois da frustração da safra de soja, calculada pelos técnicos em 60 por cento da área cultivada no município que é de cerca de 50 mil hectares.

 

Sensibilizado com a situação gerada pela estiagem o governo de São Miguel decretou estado de emergência no município, medida que facilitou o benefício concedido pelo Estado à 133 municípios paranaenses.

 

As 170 sacas restantes serão entregues na próxima quarta-feira, 22, a partir das 13h30, no Parque de Exposições do município, quando será obedecido o mesmo critério para a concessão – preferência para pequenos produtores com propriedades de até 20 hectares, podendo ser estendida à propriedades de até 50 hectares – caso haja disponibilidade.

 

Produtividade

O Engenheiro Agrônomo Jean Carlos Andrade, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu explica que a variedade de sementes adquirida pelo Estado tem bom nível de produtividade. No entanto na sua avaliação – “vai depender muito do fator climático. Estamos praticamente no final do período de plantio do milho safrinha, o solo ainda não tem umidade suficiente para receber as sementes. Isso é o que preocupa” – afirma


Compartilhe

Google+