O Dia Mundial de Combate ao Fumo é comemorado em 31 de maio. Para lembrar a data e intensificar a prevenção em São Miguel de Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve esta semana uma programação que inclui palestra e caminhada com a participação de alunos de escolas do município.

 

As ações da semana fazem parte do projeto Saúde em Movimento “Um ato de amor à vida”. Conforme a coordenadora do projeto, Thiarliane Scheile dos Santos, a programação inicia nesta segunda-feira (27) na Uniguaçu a partir das 14h, com uma palestra sobre o combate ao fumo. Devem participar alunos de escolas públicas e de projetos sociais do município.

 

“Os participantes também terão a oportunidade de conhecer no laboratório de Anatomia os pulmões de fumantes e não fumantes. É um trabalho de prevenção destinado principalmente aos adolescentes que correm risco todos os dias de alguém oferecer cigarro ou por serem fumantes passivos”, avaliou Thiarliane.

 

Já na quarta-feira (29), alunos, equipes de Saúde dos PSF’s, UBS Central, Clube de Mães e autoridades irão participar de uma caminhada do Dia Mundial de Combate ao Fumo, em ruas do Centro da cidade.

 

Inscrições Projeto – A coordenadora do Saúde em Movimento “Um ato de amor à vida” informou ainda que o projeto está em fase de inscrições. “É voltado para pessoas com hipertensão arterial, diabetes, com algum transtorno ou que estão vivendo um processo de luto, sofrimento, enfim, para aqueles que queiram sair um pouco de casa, ter convívio social, lazer. Serão proporcionadas atividades físicas e recreativas, acompanhamento nutricional e suporte em psicologia”, explicou Thiarliane. Os que necessitarem de atendimento individual ou terapia com psicólogos serão encaminhados.

 

Quem tiver interesse deve ficar atento aos locais e datas para as inscrições:
– terça-feira (28): Ipiranga, na parte da manhã; e a tarde na Pastoral da Criança na cidade.
– quarta-feira (29): bairro Floresta, pela manhã, no Clube do Vovô; e a partir das 15h no bairro São Cristóvão.
– 03/06: bairro Santa Rita, a partir das 8h; e às 13h30, Assentamento Tavares.
– 04/06: Cotiporã, às 7h30.

 

“O projeto vai viabilizar acompanhamentos importantes de saúde e prevenção, e também terá muita diversão, gincanas, passeios, e está aberto a toda a comunidade”, concluiu a coordenadora.

 

Números alarmantes – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

 

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco.

 

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

 

(fonte: Portal Ministério da Saúde)

 


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+