Os Agentes de Saúde e Endemias de São Miguel do Iguaçu participaram na manhã de hoje (10), na Câmara de Vereadores de uma palestra motivacional, juntamente com o Comitê da Dengue de São Miguel.

A palestra foi ministrada pelo Coordenador da Dengue da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Antônio Roberto Scheffer. “É uma forma de motivar os agentes quanto às ações que são de suas responsabilidades, pois suas funções são muito importantes para a sociedade. Apresentei a eles as atribuições de cada um, sendo que isso é preconizado pela Lei 1.007 do Ministério da Saúde, onde nesta Lei fala o dever de cada agente dentro das ações de Saúde. Também apresentei um relatório o que o município de São Miguel passou nesse ano com relação à dengue e, principalmente o que pode acontecer nos próximos dias. Sendo que o município é o primeiro do Paraná que contraiu uma doença nova, o Zica Vírus”, explica Antônio.

Na palestra também foram debatidas os primeiros sintomas da dengue; febre, dores nas articulações do corpo, ânsia de vômito e falta de apetite. Quando um munícipe sentir esses sintomas, procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para realizar um diagnostico, sendo que ela não pode se automedicar em casa.

Aproveitando a ocasião, Antônio relatou que não adianta o Poder Público fazer mutirões de combate a dengue, palestras motivacionais, se o próprio munícipe não colabora no combate a dengue. “Como eu to fazendo minha parte em vir aqui explanar essa palestra, a população também não pode só cobrar do poder Público, cada um tem sua contrapartida, eu faço minha parte e você faz a sua, isso é importante que São Miguel num todo combate uma doença que trás um prejuízo imenso para sociedade, inclusive com óbito”, finaliza o Coordenador.

Nos próximos dias, os agentes de Endemias e Saúde receberão uma capacitação para aperfeiçoamento nas suas ações.
 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 15h40


Compartilhe

Google+