De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, realizou na noite de quarta-feira, 23, o evento ‘Alerta Azul’, que reuniu grande público e destacou a importância da prevenção para a saúde do homem.

Como parte da programação do Novembro Azul, o evento disponibilizou a realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e também o agendamento do exame do PSA, que é o exame que rastreia o câncer de próstata. Também foi realizada palestra com o urologista, Dr. Julio Ceser Neme, com o tema ‘Homem que se cuida tem atitude’.

Além do câncer de próstata, principal foco da campanha, o médico também abordou diversos assuntos relacionados à urologia, com orientações e esclarecimentos para todos os presentes.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, comemorou a participação de 120 inscritos no evento e destacou que todos tiveram os exames liberados. ‘Foi o primeiro e a cada ano poderemos aperfeiçoar mais. Foi um encontro muito bom, que inclusive, vai surtir muitos efeitos positivos, pois já ouvimos muitos relatos de participantes que vão procurar se consultar com o especialista’, realtou.

‘O Novembro Azul sempre é um momento importante para o homem se conectar com a saúde dele, então, a secretaria de Saúde de São Miguel, junto com a prefeitura, está de parabéns por fazerem esse evento para a gente conseguir conscientizar a população masculina a buscar o atendimento médico, buscar cuidar da sua saúde, porque você previne as doenças se você diagnostica cedo as doenças, você consegue melhorar a qualidade de vida dos pacientes’, destacou Dr. Neme.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, estando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma.

Entre a população masculina, o tumor de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.

Entretanto, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muito homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Nesse sentido, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras.

‘O diagnóstico precoce e a vigilância das doenças são extremamente importantes. Ainda temos alguns pacientes que tem essa questão de vaidade, mas a gente nota que o pessoal através dessas palestras, através dessas campanhas, vem diminuindo bastante o preconceito, a vaidade, estão procurando cada vez mais os consultórios de urologia’, explicou o urologista.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade