O estudante são-miguelense Alex Lemes de 9 anos recebeu reconhecimento por ter escrito a melhor redação do Concurso Cultural Agrinho 2014.

O trabalho do aluno da Escola Municipal Serafim Machado de Souza foi selecionado entre redações de estudantes de outros 47 municípios que fazem parte da regional de Matelândia.

A seleção dos trabalhos passa por várias etapas até chegar ao resultado final. Inicialmente são feitas atividades em sala de aula com o material enviado pelos organizadores do programa, como apostilas e encartes. Depois, os alunos elaboram as redações ou desenhos, sob orientação dos professores. Com a ajuda da equipe pedagógica, escolhe-se os melhores trabalhos. Os selecionados são enviados à regional onde é feita a escolha.

Alex Lemes conquistou o primeiro lugar regional, na categoria 2º ano. A premiação aconteceu na semana passada, em Curitiba. O aluno e sua professora Paula Rosângela Manente foram premiados com um tablet para cada um. Paula participou do concurso pela categoria Experiência Pedagógica, destinada aos professores. Eles foram à capital acompanhados da secretária de Educação de São Miguel, Marli Frasson Possamai, e da mãe de Alex, Leodata de Souza.

O estudante expressa a felicidade e vontade de ganhar outros prêmios. “Fiquei muito feliz e vou continuar estudando bastante,” garante Alex. A mãe do garoto, Leodata de Souza, está orgulhosa do filho. Ela parabenizou o excelente trabalho da equipe pedagógica da escola. “Quando soube, quase não acreditei. Meu filho já teve muitos problemas, mas tudo isso foi superado”, disse a mãe.

A professora premiada afirma que a escola Serafim Machado de Souza faz questão de participar do Agrinho todos os anos. “Foi uma emoção muito grande, uma experiência que temos que viver para entender a dimensão”, descreveu a Paula Rosângela Manente. Para ela, o reconhecimento incentiva o desempenho em sala e a vontade de participar do próximo concurso. No ano que vem, escola pretende concorrer também em outras categorias do Concurso Agrinho.

Concurso Agrinho – O programa é desenvolvido anualmente pelo Sistema FAEP e Senar-PR, em parceria com o Governo do Estado, municípios, sindicatos e empresas. Há 19 anos, o Agrinho premia iniciativas que contribuem para a educação mais humana e sustentável, envolvendo alunos do 1° ao 9° ano. Os trabalhos deste ano abordaram assuntos que ligam o campo e a cidade e o papel de cada cidadão para melhorar o mundo. As escolas podem optar em participar ou não do programa.

Em 2013, outra escola de São Miguel foi premiada no concurso. O Colégio Estadual do Campo Coelho Neto, de Aurora do Iguaçu, comemorou a conquista da aluna Vanessa de Carvalho Macedo. Na época matriculada no 6º ano do ensino fundamental, a redação de Vanessa foi escolhida entre as cinco melhores redações em prosa do Concurso Cultural Agrinho. O tema daquele ano foi “Saber e atuar para melhorar o mundo”.

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR