Os alunos do 5º ano da Escola Municipal José Francisco de Oliveira de São Miguel do Iguaçu, acompanhados pela professora de História Carmen Anschau, realizaram no início do mês uma visita na Secretaria de Educação do Município.

O objetivo da visita foi apresentar aos funcionários do setor e a Secretária Andréia Marcelino Diedrich as bonecas Abayomi, confeccionadas com retalhos de tecidos pelos próprios alunos e, explicar o significado dela.

Na matéria de História, a professora está trabalhando sobre o ciclo da cana de açúcar e do ouro no Brasil, neste período utilizado o trabalho escravo pelos senhores de engenho. E para ilustrar o trabalho de forma bem marcante a professora trabalhou com os alunos a capoeira que era o lazer dos escravos e a confecção da  Boneca Abayomi que era o lazer das mulheres escravas, pois faziam suas bonecas para acalentar seus filhos que choravam muito. As mesmas eram confeccionadas com pedaços de tecidos que rasgavam dos seus próprios vestidos.

De acordo com a professora Carmen, esse trabalho marcou muito os alunos, pois conseguiram entender o sofrimento das pessoas na época de escravidão.

 

Tallini Klassmann – Jornalista MTE 10.115/PR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+