Criatividade, comprometimento somados com a interatividade professor/alunos, tirou do anonimato um grupo de crianças carentes da Escola Rural Municipal Reineri de Mattia, da comunidade de Linha Cacic e os colocou no topo das atividades ecopedagógicas dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu.

Os alunos do 5º ano da Escola, com idades entre 10 e 11 anos, foram os vencedores da VII Gincana Ecológica promovida pela administração do Parque Nacional onde teve a solenidade de encerramento, na sede da Escola Parque, sexta-feira, nove de novembro.

Desde a sua primeira edição a Gincana Ecológica envolve as comunidades escolares dos 14 municípios que compõem o entorno do Parque Nacional, sendo que neste ano o tema proposto foi “Livro de História do Parque Nacional do Iguaçu” e seu objetivo é promover a interação das comunidades lindeiras.

Os vencedores

O grupo vencedor contou com o apoio do Coletivo Educador – Sala Verde de São Miguel do Iguaçu e a coordenação da professora Maressi Teló Seffrin e tendo como base o regulamento criou a figura de uma onça pintada. O animal – natural do Parque – é quem conta, no livro de 20 páginas, a história do ambiente onde vive, resgatando desde 1916, quando Alberto Santos Dumont descobriu as belezas das Cataratas e prometeu torna-las públicas ao mundo. No material de apoio predominaram papel de bala, pó de café e erva mate para simbolizar as Cataratas, as frondosas árvores, a terra e os espaços cobertos de grama, existentes na região.

Premiação e homenagens

Acompanhados pela secretária municipal de educação, Rosnete Maria Hubler, a professora do grupo, Maressi Teló Seffrin e Leonice Lenz, do Coletivo Educador, os alunos da Escola Rural Reineri de Mattia foram recepcionados na sede da Escola Parque pela diretora Mariele Borro Mucciatto quando receberam todas as honras acompanhadas de café colonial, almoço festivo e tarde de arborizmo.

Além dos pequenos escritores a professora Maressi Teló Seffrin também comemorou a conquista. “Sempre é bom trabalhar com o tema preservação ambiental. O resultado é o surgimento de cidadãos conscientes. Essa conquista foi muito importante por promover a valorização do grupo de alunos da Escola Municipal Reineri de Mattia”, comentou a professora.