Crianças e adolescentes de escolas públicas e projetos sociais de São Miguel do Iguaçu participaram de uma palestra sobre tabagismo e também conheceram em laboratório os efeitos maléficos do uso do cigarro. A atividade realizada segunda-feira (27) na Uniguaçu/Faesi faz parte das ações do projeto Saúde em Movimento “Um ato de amor à vida”, da Secretaria Municipal de Saúde, para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Fumo (31 de maio).
A palestra ministrada pelo coordenador do curso de Enfermagem da Uniguaçu/Faesi, Jediael Marcos Teixeira de Camargo, abordou assuntos relacionados ao tabagismo como o seu histórico, efeitos no organismo, composição do cigarro, causa do tabagismo, dependência física e psicológica, doenças, prevenção e tratamento.
Após a palestra, os alunos visitaram o laboratório de Anatomia da instituição, onde visualizaram na réplica de um corpo como o cigarro age no organismo. Eles também conheceram pulmões sadios e de um fumante.
A aluna do 8º ano do Colégio Parigot, Bárbara Daniela Reincke, aprovou a atividade e disse que agora tem real conhecimento dos malefícios do tabagismo. “Foi uma oportunidade de sabermos os efeitos que o tabagismo causa no nosso corpo. Talvez nunca fossemos ver de perto o que o cigarro faz com o nosso pulmão, e até mesmo de quem é fumante passivo”, afirmou Bárbara, de 16 anos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Thiarliane Scheile dos Santos, a programação continua nesta quarta-feira (29) com uma caminhada do Dia Mundial de Combate ao Fumo. A saída será na Secretaria de Saúde às 14h, passando pelas ruas do Centro até a Praça Henrique Ghellere.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter