Durante toda a semana, mais de 800 alunos das 4as e 8as séries, entre escolas municipais e estaduais de São Miguel do Iguaçu participaram da quarta edição da Prova Brasil. A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Língua Portuguesa com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

“Os resultados dessa avaliação são muito importantes, pois contribuem para dimensionar os problemas da educação básica brasileira e orientar a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas educacionais que conduzem à formação de uma escola de qualidade”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Margarida Pansera.

Em São Miguel do Iguaçu, a semana de aplicação da Prova Brasil foi bem tranqüila. De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos tiveram o compromisso em responder a todas as questões e se comprometeram em levar a sério a avaliação. Algumas dificuldades ocorreram durante a prova, mas a maioria dos alunos responderam com facilidade, o que deixou toda  a equipe da Educação satisfeita com o processo.

O resultado dessas provas será utilizado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Esses resultados são movidos a favor da educação, já que por esse meio tem-se a capacidade de avaliar as escolas e os alunos, e assim, trabalhar em cima das deficiências no ensino, melhorando o aprendizado em todo o país.