Uma exposição de maquetes no hall da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu marca o encerramento da VIII Gincana Ecológica do Parque Nacional do Iguaçu. Nesta etapa será escolhido o melhor trabalho que irá disputar com os demais municípios participantes. A proposta da gincana é despertar nos alunos a importância do Parque Nacional do Iguaçu para a região não somente como um atrativo turístico, mas também pela riqueza da sua biodiversidade.
As escolas municipais La Salle, Osório e Henrique Ghellere concluíram a Gincana e desenvolveram maquetes com materiais recicláveis e reutilizáveis que retrataram o Parque. O trabalho envolveu os alunos do 4º ano. No ano passado, o município ficou em 1º lugar na gincana com a Escola Raineri de Mattia, da Linha Cacic. O tema proposto na ocasião foi “Livro de História do Parque Nacional do Iguaçu”.
Desde a sua primeira edição a Gincana Ecológica envolve as comunidades escolares dos 14 municípios que compõem o entorno do Parque Nacional. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Sala Verde, escolas municipais, PNI e Escola Parque.
Capacitação
A parceria com a Escola Parque tem proporcionado aos educadores do município subsídios para desenvolver e conhecer diferentes atividades ecopedagógicas. Outro exemplo, além da Gincana Ecológica, é a participação efetiva na formação continuada de professores e educadores. Eles desenvolvem projetos e atividades com seus educandos e comunidade para que todos os envolvidos conheçam mais sobre o Parque.
Neste ano, um grupo de oito educadores e professores participa da formação juntamente com os demais municípios. Na última semana, eles conheceram a trilha ecológica de Céu Azul e trabalharam dinâmicas de educação ambiental para a sala de aula. A próxima etapa será no dia 11 de setembro em Capanema.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter