A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Polícia Militar do Paraná realizaram a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, efetivado pelos alunos do 5º ano da rede Municipal de Ensino.

A formatura realizada na manhã de hoje (04) no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), contou com a participação do vice-prefeito Mauro Remor, a Secretária de Educação Marli Frasson Possamai, o comandante da 2ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária Capitão Jakson Aquiles Busnello, o policial Educador Social Soldado Córdova, entre outras autoridades. Ao total foram 295 crianças que se formaram no PROERD.

O PROERD é a versão brasileira do Programa Norte Americano DARE, surgido em 1983, sendo implantado no Paraná no ano 2000 e, em São Miguel do Iguaçu em 2005.

O programa é preventivo, tendo como objetivo mostrar as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe das drogas, atitudes positivas e respeito às leis, com auxílio de policiais e professores.

Para o Capitão Jakson Aquiles Busnello, comandante da 2ª Companhia de Patrulha Escolar o PROERD é um programa que visa o trabalho de prevenção. “As crianças que participam desse trabalho, acabam desenvolvendo suas responsabilidades, decidem de maneira confiante o que é certo e o que é errado. Também nas palestras elas conheceram quais são os tipos de drogas ilícitas” comenta o capitão.

As palestras foram orientadas pelo policial Educador Social Soldado Córdova. Ao total, foram 11 encontros que os alunos tiveram em sala de aula e, no 12ª é realizado a formatura com o juramento das crianças, entregas de brindes e certificados.

Na ocasião, os alunos da Escola Municipal do Campo Ipiranga ficaram responsáveis para a apresentação de uma peça teatral.

Durante o transcorrer do período letivo, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema – O PROERD. Foi escolhida uma redação de cada sala para representar os demais alunos. Dessas redações foram selecionadas quatro, as quais mais se destacaram, tendo como temática o conteúdo desenvolvido durante o projeto Proerd.

A aluna da Escola Municipal do Campo Ipiranga, Juliana dos Santos Rovaris conta que o Proerd é muito importante para as crianças. “O soldado Córvoda é um ótimo palestrante, pois foi ele quem nos deu as aulas e, ensinou o perigo que a droga pode causar na vida das pessoas. As palestras todas foram animadas, onde aprendemos brincando, mas sempre uma brincadeira levada a sério” relata Juliana.

Após a solenidade da formatura os alunos e professores foram recepcionados com um café da manhã.