Ontem foi dia de conscientização em São Miguel do Iguaçu.

Equipes da Prefeitura reuniram as famílias ribeirinhas no Clube do Vovô para uma tarde de palestra e apresentações que objetivaram mostrar aos presentes a importância de preservar as margens dos rios e cuidar da própria saúde.

Do lado de fora, enquanto os pais prestavam atenção, as crianças brincavam sob o acompanhamento de monitores do CRAS.

O trabalho é uma parceria entre todas as secretarias municipais e Defesa Civil. “Geralmente as famílias ganham donativos da comunidade ou mesmo da Defesa Civil mas não recebem instrução nenhuma. Agora é diferente, não queremos que eles voltem a perder seus pertences para a água e que tanto lixo vá parar dentro do rio novamente”, explicou a secretária de Assistência Social e primeira-dama Serli dos Reis Dutra.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente mostraram fotos da quantidade de lixo encontrado do leito dos rios Pinto e Leão, quando a prefeitura iniciou a dragagem dos mesmos. Uma enfermeira da Vigilância em Saúde alertou sobre os cuidados com a higiene pessoal e sobre animais peçonhentos, presentes onde há acúmulo de lixo, e uma psicóloga do CREAS comentou a vivência em coletividade.

A Defesa Civil Municipal prestou contas de todos os donativos recebidos dos governos estadual e federal que já foram distribuídos. Os principais são roupas, alimentos, colchões, cobertores e calçados.

Só depois da conscientização os ribeirinhos receberam os 150 kits de higiene pessoal e 150 de higiene do lar. Os donativos (contendo produtos de limpeza, esponjas, rodos, vassouras, baldes, pás de lixo, sabonetes, toalhas de banho, papel higiênico, absorvente, pasta e escovas de dente) vieram da Defesa Civil Federal.

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR
Atualizado ás 16h18