Na manhã de hoje (01), a frente do Paço Municipal Abel Bez Batti ficou tomada de crianças da Rede Municipal e Estadual de Ensino, tudo por que, foi realizada a solenidade de abertura da Semana da Pátria. O evento reuniu autoridades, alunos, profissionais da educação e a comunidade em geral para resgatar o papel patriótico de cada cidadão.

Veja todas as fotos do evento em nossa PÁGINA no Facebook

Para dar início, os participantes respeitosamente cantaram o Hino Nacional, o vice-prefeito Mauro Remor, representando o prefeito Claudio Dutra, o vereador Raulique Farias, representando o legislativo municipal, e o Patrão do CTG Querência Amada, Vardir Possato, hastearam os pavilhões nacional, estadual e municipal, respectivamente, em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil.

O evento contou ainda com cinco apresentações cívico-culturais. A Escola Municipal Henrique Ghellere apresentou a dramatização “Eu te amo meu Brasil”, exaltando as belezas do País, o orgulho de ser brasileiro, e principalmente, mostrando a importância que a juventude teve na história e terá para o futuro do Brasil. A Escola Municipal Anita Garibaldi, também apresentou a música “Eu te amo meu Brasil”. Os alunos do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II interpretaram a dança “Pode vir quente que estou fervendo”, ilustrando a década de 60.

Outra apresentação em destaque foi “Educação: A chave de um futuro melhor”, com a participação dos alunos da Escola de Educação Especial Pestalozzi. Eles representaram um pouco da situação atual do país, passando por diversas situações negativas. Os alunos do Colégio Estadual Teko Ñemoingio, da Aldeia Tekoha Ocoy, também tiveram participação especial na solenidade.

Em pronunciamento, o vice-prefeito Mauro Remor agradeceu a presença de todos os são-miguelenses por estar prestigiando um evento tão importante como esse. “Temos que comemorar essa Semana da Pátria, principalmente dia 7 de setembro que é a Independência do nosso país, que conseguimos ser uma nação. E, isso ainda depende de todos nós, continuarmos crescendo e educando”, salienta Mauro.

O evento terminou com o Hino da Independência.

Programação:

No decorrer da semana, cada escola de São Miguel do Iguaçu irá fazer suas próprias atividades, com o hasteamento das bandeiras e apresentação de horas cívicas. E no dia 7, Feriado Nacional, está programado o encerramento das comemorações da Semana da Pátria, em frente ao paço Municipal às 9h30. Toda população está convidada para prestigiar novamente as apresentações das escolas.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR