A Atenção Básica de São Miguel do Iguaçu se destacou entre os municípios integrantes da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu no resultado do 2º quadrimestre 2022 dos indicadores do Programa Previne Brasil. O município foi o segundo melhor avaliado entre as nove cidades que integram a regional.

O município vem se destacando e evoluindo a cada relatório. O último índice, divulgado neste mês de outubro, foi calculado entre os meses de maio a agosto, e a nota do ISF (Índice Sintético Final) do município é de 8,44, mostrando uma evolução significativa no resultado referente ao 1º Quadrimestre de 2022, cuja nota foi de 7,77.

‘No ano de 2021, o município apresentou um dos piores percentuais da 9ª Regional de Saúde, quando o ISF foi de 5,28. Esse resultado de 2022 comprova que estamos evoluindo. Sabemos que tem muita coisa a ser feita, mas com o apoio de toda a nossa equipe vamos melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos munícipes’, destacou a secretária de Saúde, Eloni Teresinha Conzatti de Queiroz.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios. O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica em Saúde.

São avaliados 7 indicadores como:

– Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas de pré-natal realizadas sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;

– Proporção de gestantes com exames realizados para Sífilis e HIV;

– Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

– Proporção de mulher com coleta de exame citopatológico realizado na Atenção Básica;

– Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinas na Atenção Básica contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causas por haemophilus Influenza tipo B e Poliomielite inativada;

– Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e

– Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada no semestre.

“Parabenizo a todos os profissionais de saúde envolvidos no alcance destes resultados, que se dedicaram e se empenharam para melhor atender a nossa população. Isso demonstra que a Saúde de São Miguel do Iguaçu está no caminho certo, e, os indicadores do Programa Previne Brasil confirmam esse avanço”, exaltou o diretor de Vigilância e Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

Outro dado positivo em que a Saúde de São Miguel do Iguaçu se destacou recentemente foi na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, desenvolvida ao longo do último mês de setembro.

Foram vacinadas 1.479 crianças, atingindo a cobertura de 96,67% do público-alvo da campanha, que são crianças de um ano e menores de cinco anos de idade, superando assim a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

De acordo com a secretária de Saúde, esse é mais um dado que ilustra a dedicação de todos os profissionais e busca constante pela melhoria no atendimento ao público. ‘Nossas equipes de vacinação descentralizaram, visitaram creches e casas, e, graças a todos esse empenho, estamos melhorando os índices e atendendo cada vez melhor a comunidade’, relatou Eloni.