A Secretaria Municipal de Educação começou ontem (10) a efetuar os cadastros para os usuários do transporte escolar em São Miguel do Iguaçu. O prazo para a confecção das carteirinhas vai até o próximo dia 10 de março.

Os alunos que irão usufruir do transporte precisam dos seguintes documentos: declaração de matrícula escolar e comprovante de residência. Os alunos que ainda não utilizavam o transporte deverão comparecer na Secretaria de Educação, no Paço Municipal, para tirar a foto que consta no crachá.

De acordo com a Secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, há uma Lei do Governo Federal onde os alunos passem a estudar na escola, ou colégio mais próximo da residência. “Com essa Lei, os alunos do interior não estão mais estudando na cidade. Eles vão para a Escola do Campo mais próxima de sua residência. Antes, as escolas do interior que tinha apenas 30 alunos, hoje já contam com mais de 60”. Marli ainda fala das vantagens de estudar perto de casa. “O aluno que estuda mais próximo da onde reside, ele certamente sai mais tarde e chega mais cedo em casa”.

Marli explica que todos os munícipes têm direito ao transporte escolar, desde escolas municipais, estaduais e até os acadêmicos da faculdade.  “Se for ver pela Lei, o direito do transporte é só para educação básica, ensino fundamental e médio. Porém o município tem o compromisso de apoiar sempre a educação. Portanto, o motorista não vai deixar o aluno para trás. Se o transporte faz o trajeto da faculdade no período noturno, o acadêmico também poderá usufruir, mas terão que efetuar a carteirinha escolar”, conta.

Todas as escolas do município estão bem equipadas para receber novos alunos. Diante desse fato, a Secretária diz que a procura de novas matrículas cresceu esplendidamente. “Algumas instituições que antes estavam com 100 alunos, hoje passam a contar com 150, outras com 300, hoje estão com 400 e, assim sucessivamente”, finaliza Marli.

A Secretaria Municipal de Educação está à disposição da população. Mais informações, 3565-3115.