A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Departamento de Cultura, com o apoio da Polícia Civil, representada pelo delegado Francisco Sampaio, iniciou na tarde desta segunda-feira (16) a pintura da Biblioteca Pública do município.

Os doze detentos que integram o Projeto Esperança estão realizando o trabalho de lixamento das paredes, lavagem, restauração e depois pintura de toda estrutura externa e uma sala da biblioteca.

A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, comenta que o trabalho é uma parceria formada entre a prefeitura e delegacia. “Nós tínhamos todo o material para realizar a pintura do local, mas faltava a mão de obra, pois os nossos funcionários estão trabalhando em diversas obras do município. Então surgiu a ideia de que os detentos do projeto pintassem a biblioteca. Conversamos com o delegado e ele aceitou. Hoje estamos colocando em prática esse trabalho que todos saem ganhando”, explica Catiuscia.

De acordo com o delegado Francisco Sampaio, os presos que fazem parte do projeto são selecionados conforme o comportamento na carceragem. “Estamos ajudando não só os detentos, como também toda a comunidade. O Departamento de Cultura abriu essa possibilidade de os presos do projeto Esperança estarem trabalhando, pintando a biblioteca, mas com isso, poderemos daqui uns dias estarmos pintando uma escola ou alguma instituição do município, os presos gostam e se sentem bem. Neste projeto, eles podem interagir com a sociedade, e ainda, minimizar a pena de condena”, conclui o delegado Sampaio.

O detendo Jonatan Cristian de Melo é um dos integrantes do projeto e salienta que é uma honra fazer parte desse trabalho. “É muito prazeroso estarmos aqui ajudando a sociedade. Estamos ressocializando com a população e trabalhando de modo em geral, porque muitas pessoas vão aproveitar esse espaço”, comenta Jonatan.

A equipe da Cultura agradece todo o apoio da Secretaria de Obras, dos mercados que estão fornecendo o café da tarde e, principalmente, do delegado e todos os detentos envolvidos.