O coordenador do Programa Bom Negócio Paraná da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, João Tigrinho, afirmou, durante solenidade em Santa Helena, nesta segunda-feira (25), que o Programa deverá ser implantado em breve em São Miguel do Iguaçu e outros municípios da região. Para isso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços está buscando acelerar o processo de implantação junto ao Governo do Estado para que os pequenos e micros empresários são-miguelenses também sejam beneficiados com as ações do Programa.

Conforme João Tigrinho, a proposta do Governador Beto Richa é levar o Bom Negócio Paraná e o Banco do Empreendedor aos 399 municípios do Estado até o final de 2014. Santa Helena é a 65ª cidade a receber o Programa. “Nós da Secretaria de Indústria e Comércio temos dificuldade em trazer uma grande empresa para o interior do Estado, mas acreditamos que, se conseguirmos desenvolver a micro e pequena empresa, podemos gerar muitos empregos e renda para toda a região”.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico dos municípios do Estado, o Bom Negócio está voltado prioritariamente às micros e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, que correspondem a 99% das empresas no Paraná. Caracterizado como um Plano de Governo, o Programa tem como eixos principais a capacitação, o crédito com as menores taxas do Brasil e a assessoria empresarial.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de São Miguel do Iguaçu, Luiz Antonio Klajn, o Bom Negócio e Banco do Empreendedor, assim que implantados, irão complementar outras ações em desenvolvimento pela Prefeitura neste setor. “Vamos desenvolver, de forma inédita, setores e atividades de fomento num breve espaço de tempo. Teremos toda a estrutura do Estado voltada a capacitação dos empresários e acesso a crédito com pequenas taxas, o que irá fortalecer ainda mais a classe, gerando mais renda e empregos”, disse Klajn.

Ainda na segunda-feira, o secretário acompanhado de representantes da Secretaria de Indústria e Comércio participaram, no Sebrae Cascavel, de um encontro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná – FOPEME/PR. Na ocasião, vários assuntos foram discutidos, entre eles Desoneração e Desburocratização, apresentados pelo secretário Luiz Klajn.

O lançamento do Programa em Santa Helena também contou com a presença do representante do Programa Ciência Sem Fronteira da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Mário Antonello; do gerente de Relações Institucionais da agência Fomento Paraná, Paulo Morva; do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/ Marechal Cândido Rondon, Juarez Bortolanza; do prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, além de demais autoridades e empresários.