Os Bombeiros Comunitários de São Miguel do Iguaçu foram convocados na manhã desta terça-feira (24) para o treinamento com o novo equipamento que o destacamento acaba de receber. O Governo do Estado enviou ao Município o PRO/PAK, equipamento portátil de produção de espuma com multiexpansão.

 

O dispositivo é transportado com uma alça no ombro do bombeiro e pesa no máximo 16 quilos. O PRO/PAK é conectado à mangueira do caminhão e produz espuma imediata que é direcionada às chamas. Dentro do tanque do PRO/PAK é despejado o LGE – líquido gerador de espuma, capaz de combater chamas em materiais sólidos (como colchões, paredes, bancos de automóveis) e líquidos inflamáveis.  (Veja a imagem explicativa)

 

Uma regulagem permite que o volume de espuma seja controlado de acordo com a necessidade; 1% de espuma na água para madeira e plástico, 3% para derivados de petróleo e 6% para líquidos inflamáveis que se misturam à água, como álcool.

 

Segundo o Aspirante Batista, responsável pelo grupamento, o PRO/PAK será um grande aliado no serviço dos bombeiros no combate a incêndios e prevenção de incidentes. “A forma e leveza de transporte do equipamento proporcionam ao serviço uma agilidade e rapidez na produção de espumas”, afirmou o aspirante.

 

Um incêndio comum que necessitaria mais de quatro mil litros d’água para ser combatido, com o PRO/PAK precisará apenas mil litros para ser controlado. “Este equipamento vai facilitar bastante o nosso trabalho. Ele tem mais facilidade na hora de apagar o fogo e gasta menos água. Com a técnica que o Aspirante Batista nos passou, estamos agora habilitados a combater incêndios de imediato”, concluiu o Bombeiro Alves.

 

O equipamento ficará disponível para a guarnição de São Miguel, dentro do caminhão de combate.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR
Publicado às 11h43


Compartilhe

Google+