A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou hoje (23) em São Miguel do Iguaçu e segue até o dia 01 de junho. Durante um mês as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de cada comunidade.

Neste ano, os grupos prioritários para receber a vacina são: Crianças de 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas; Trabalhador de Saúde; Povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas; Professores da rede pública e privada; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e, outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde é meta preconizada é vacinar 90% da população alvo, ou seja, 7.058 pessoas. A dose está disponível nas UBS’s do município e é recomendado levar a carteirinha de vacinação.  

A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 13h55


Compartilhe

Google+