O Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo uma mobilização para que todos os municípios do país participem da Campanha do Laço Vermelho 2012.

 

Com o slogan "Não fique na dúvida, fique sabendo", a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids 2012 enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Ela está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que ocorrerá de 20 de novembro à 1º de dezembro.

 

Objetivo da Campanha

 

Incentivar todos os Prefeitos do País a se mobilizar para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1° de dezembro.

 

A proposta é que todos os prefeitos instalem, nesta data, um laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS, em um marco de referência de seu município.

 

Laço Vermelho

 

O laço vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS. Foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo.

 

A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV.

 

O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

 

Simboliza também a esperança e apoio, e é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.

 

O dia 1º de dezembro foi declarado Dia Mundial de Luta contra a AIDS pela Organização Mundial da Saúde em 1988 e serve como uma data para reforçar as esperanças de todos aqueles envolvidos na superação da epidemia.

 

Ações em São Miguel do Iguaçu

 

São Miguel do Iguaçu não vai ficar de fora da Campanha do Laço Vemelho e várias ações conjuntas com entidades e com a população em geral serão realizadas. Entre as ações estão:

 

22/11 à 01/12: Campanha para a população que quiser fazer teste rápido de HIV e Sífilis.

23/11: A Campanha será centralizada na Vigilância em Saúde e nos demais dias, nas Unidades de Saúde.

26/11 à 01/12: Realização de teste rápido de HIV e Sífilis nas Unidades (Vigilância Epidemiológica, Gaúcha, Panorama, Santa Catarina, Central, Aldeia Ocoí).

 

O lançamento de adesão à Campanha do Laço Vermelho será amanhã, 22 de novembro, às 9:00h, em frente à prefeitura municipal de São Miguel do Iguaçu.


Compartilhe

Google+