O incentivo ao esporte em São Miguel do Iguaçu está presente em várias categorias para atletas de diferentes idades. Desde as escolinhas de base, passando pelas equipes juvenis e adultas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, tem apoiado atletas e treinadores.

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Taça Eliseu Presa é um exemplo deste apoio do governo municipal, por meio de convênio com a Liga Amadora de Futebol, e que tem promovido integração entre sete comunidades do município.

As disputas começaram ainda no mês de maio, quando o presidente da Liga, Luis Carlos Schneider, e o prefeito Claudio Dutra repassaram kits aos presidentes das comunidades, contendo três bolas de futebol de campo e rede. A aquisição do material foi feita pela Liga Amadora, por meio do recurso oriundo do convênio com a Prefeitura.

Segundo Luis Carlos, o repasse é destinado à aquisição de material esportivo, despesas com arbitragem, premiação e outras ações. “Sem esse convênio, a Liga não teria condições de trabalhar e realizar campeonatos como esse”, ressaltou o presidente da Liga.

O Campeonato Municipal segue até o mês de julho, com disputas aos finais de semana entre as equipes nas categorias livre e veterano. Até o momento, Santa Cruz lidera a classificação livre na chave A, com 08 pontos ganhos, e Santa Rosa na chave B, com 07 pontos. O Bairro Floresta está em primeiro entre os veteranos da chave A, com 10 pontos e Santa Rosa com 07 na chave B. Também participam do Campeonato as equipes de Santa Rita, Linha Cacique, São Jorge e Ipiranga.