O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculado à secretaria de Saúde, e a Uniguaçu promoveram na última sexta-feira, 16, no auditório da faculdade, a palestra ‘Verdades e Mitos sobre o suicídio’ com o psicólogo e professor Ivo Valente Côrte, mestre em saúde pública em região de fronteira.

A palestra é alusiva à campanha Setembro Amarelo e teve o objetivo de trazer mais informações sobre o tema, tendo em vista ser o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. 

O evento faz parte das ações alusivas à campanha que estão sendo desenvolvidas no município, como por exemplo, as visitas de conscientização que a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) esteve realizando em lojas, repartições públicas, Unidades Básicas de Saúde e demais locais.

ATENDIMENTOS

A secretaria de Saúde do município segue o seguinte protocolo no atendimento desses pacientes: num primeiro momento são atendidos em sua Unidade Básica de Saúde de referência que está apta a realizar o encaminhamento devido para as psicólogas da Atenção Básica, sendo essa equipe especializada e capacitada, responsável pelos encaminhamentos. Depois, conforme a necessidade são encaminhados para atendimento especializado. “Ainda, os pacientes que prefiram um atendimento emergencial/ sigiloso via telefone, podem entrar em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188. A ligação é gratuita, 24h00 por dia”, informa a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Final de semana tem Jogos Abertos do Paraná e Muni... Os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo vão participar nesse final de sema...
Palestra sobre educação financeira é realizada com... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, promoveu na noite de terça-feira, 08, uma palestra sobre ‘educ...
Governo Municipal e Senac alinham parceria para no... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sen...
São Miguel do Iguaçu conquista medalha de prata na... O handebol de areia masculino de São Miguel do Iguaçu, que representa o município por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, foi me...

Compartilhe

Google+