O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Iguaçu divulgou o relatório de atendimentos realizados nos primeiros 12 meses de trabalho. Ao total, 222 pessoas receberam atendimento, destes, 117 ainda estão em tratamento e 105 tiveram alta ou foram contra referenciados para as Unidades Estratégicas da Família.

O CAPS foi implantado no município seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional de Saúde Mental, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da qual o CAPS faz parte, juntamente com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Atenção Básica.

O Centro recebe pacientes com transtornos mentais graves, tais como: esquizofrenia, depressão grave, tentativa de suicídio, alcoolismo, dependência química e outros. Tem como objetivo acolher, manter o paciente estável e integrá-lo ao convívio social.

A equipe do CAPS realiza atendimento de forma individual, terapias em grupo, oficinas de artesanato, atividade física e outros, sendo todos baseados no Plano Terapêutico Singular (PTS).
 

Estatística de pacientes:

 

Depressão 33
Alcoolismo 17
Transtorno do Pânico 01
Drogas Ilícitas 10
Esquizofrenia 13
Transtornos de humor 04
Transtorno Bipolar 01
Reação ao Estresse 03
Retardo Mental 02
Outros 33

 

                    
                   
    
              

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Públicado às 10h09


Compartilhe

Google+