No dia 30 de maio aconteceu no município o Dia do Desafio. Esta iniciativa é um evento realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com as prefeituras municipais da região oeste do Paraná e tem por objetivo mobilizar a população para prática de atividade física através da disputa saudável entre duas cidades de países diferentes.

Nessa ocasião, São Miguel do Iguaçu entrou em disputa com uma cidade cubana chamada Rodas, a qual possui aproximadamente 33.500 habitantes.

Na edição de 2012, a secretaria de cultura, esportes e turismo através do departamento de esportes realizou atendimento ao comércio, às indústrias e aos demais departamentos do município com atividades recreativas, ginásticas e alongamentos.

No decorrer do dia foi realizado também um evento aberto na Praça da Bíblia e no Centro Esportivo Walter Marcon para toda a população com realização de ginásticas, atividades esportivas, alongamentos, aulas de dança e atividades recreativas e culturais.

Mesmo com todo esse empenho e com a dedicação da equipe do departamento de esportes, dos professores voluntários de Educação Física e toda a população que contribuiu com seu esforço não foram o suficiente para que São Miguel ganhasse a disputa contra a cidade cubana.

No final do dia 30, São Miguel do Iguaçu mobilizou um total de 24,14% da população e Rodas, a cidade adversária cubana mobilizou 36.71%.

De acordo com o coordenador do evento no município, Ronaldo Alves, mesmo com a derrota, o município alcançou o objetivo proposto pelo Dia do Desafio.

“Temos a certeza que houve o esforço de cada um. O município alcançou o objetivo maior deste evento que era mobilizar a parte da população sedentária para a importância das atividades realizadas no Dia do Desafio. Esperamos agora que a sociedade saomiguelense compreenda a importância de se exercitar através de atividades físicas”, avaliou.