Hoje o dia foi um pouco diferente para os idosos que vivem no Lar Dom Scalabrini de São Miguel do Iguaçu. Pela manhã, eles foram recepcionados no Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer – CITEL com um belo café da manhã.

As crianças também tiveram um dia diferente, sendo que elas ajudaram os idosos em várias ocasiões, alimentando-os, fazendo carinho, conversando e até mudaram o visual dos vozinhos, puderam fazer maquiagem, arrumar os cabelos e até pintar as unhas.

De acordo com a coordenadora do CITEL, Flavia Murray Dartora, esse é o segundo encontro entre criança e idoso. “É um dia dedicado a troca de experiências. Eles realizaram várias atividades juntos, pintaram, jogaram, brincaram, deram risadas e conversaram. Esse é um momento onde o amor e a alegria prevalecem”, explica Flavia.

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

A Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Serli dos Reis Dutra, também esteve prestigiando o evento. “É uma alegria em ver os idosos se divertindo, conversando com as crianças. Às vezes eles ficam esquecidos pela população lá no Lar dos Idosos, por isso promovemos esses encontros, mas também temos que tirar um dia, ou uma hora para visitá-los em seu lar”, salienta a secretária.

O encontro promoveu aos idosos momentos de muita alegria e descontração com as crianças e a equipe do CITEL, com direito a dança, música ao som de gaita e muitas histórias reveladas.

CITEL – O Centro oferece atendimento no contra turno social a mais de 230 crianças, com idade entre seis e 12 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho desenvolvido com os alunos inclui oficinas e atividades como artesanato, teatro, contação de histórias, educação física, noções de cidadania, entre outras. O espaço também conta com sala de informática, biblioteca, brinquedoteca, consultório odontológico, marcenaria, horta e padaria próprias.

O quadro de profissionais do CITEL possui educadores sociais e equipe multidisciplinar. O Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e também conta com o apoio do Conselho Tutelar.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR