Representantes da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) estiveram visitando o município de São Miguel do Iguaçu na tarde de terça-feira, 08, para vistoriar o terreno e alinhar detalhes do Condomínio do Idoso que será construído no município.

Os secretários municipais Marcelo Martins de Castro (Administração); Alexandro Alcará (Assuntos Comunitários) e Gunar Henrique Guedes (Planejamento); a chefe de divisão de Assuntos Comunitários, Zélia da Silva; e o engenheiro, Fernando Souza Davies; recepcionaram o superintendente de Obras da Cohapar, Fabio Ortigara; o coordenador regional de Cascavel e Assessor Estratégico, Gerson Paranhos de Oliveira; e o engenheiro Valter Cavallari.

Durante a visita realizada no terreno que receberá a obra, os representantes do órgão estadual repassaram orientações sobre os projetos necessários para o terreno e também se colocaram a disposição para auxiliar nos trâmites burocráticos para o andamento dos trabalhos.

‘Viemos verificar a condição do terreno, se está tudo certo, verificar com a prefeitura a questão da documentação, se está faltando alguma coisa e se tem algo que a Cohapar e o Governo do Estado podem fazer para ajudar. Nós damos uma força, ajudando no que for possível para diminuir a burocracia nos órgãos públicos’, relatou Fabio Ortigara.

O superintendente veio de Curitiba e está cumprindo agenda em toda região, visitando 15 municípios que deverão ser receber 577 moradias por meio do órgão estadual.

Em São Miguel do Iguaçu o Condomínio do Idoso será instalado no Jardim Liberdade, em uma área da prefeitura de aproximadamente 10 mil m², tendo previsto o investimento de R$5 milhões por parte do Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Hussein Bakri, que é líder do governador Carlos Massa Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.

‘Estamos apenas aguardando as liberações do IAT, Copel e Sanepar para formalização final do convênio e na sequência, seguir para a execução da obra’, relatou Gunar Guedes.

CONDOMÍNIO DO IDOSO

A iniciativa ‘Condomínio do Idoso’ foi criada na gestão do governador Ratinho Junior, e através do programa Viver Mais Paraná, da Cohapar, atende idosos com renda de um a seis salários mínimos, que não possuem casa própria.

Em parceria com as prefeituras, a Cohapar contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, com os profissionais da área realizando os atendimentos no próprio condomínio.

‘Um projeto premiado e acho que até já copiado por outros estados porque é fantástico! Em vez de mandar carros rodar a cidade inteira para anteder, a prefeitura reúne os profissionais em um carro só e realiza o atendimento no conjunto. Isso é ganho de tempo para o município e para os idosos que mais precisam’, exaltou Fabio Ortigara.

Os contemplados podem residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal, um chamado aluguel social, de 15% de um salário-mínimo. Após a desocupação, as unidades são direcionadas ao atendimento dos próximos inscritos conforme fila de prioridades do programa, que levam em conta aspectos socioeconômicos e condições atuais de moradia.

Inclusive, o Governo Municipal está realizando o Cadastro de Pretendentes para os interessados em fazer parte do programa.

O cadastro pode ser efetuado na secretaria de Assuntos Comunitários, localizada no Paço Municipal, ao lado do calçadão, ou através do site: https://www.cohapar.pr.gov.br/Viver-Mais.

Mais informações podem ser obtidas na própria secretaria de pelo telefone: 3565-8102.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Saúde de São Miguel também enfrenta falta de algun... O setor de saúde pública do município de São Miguel do Iguaçu também está enfrentando a falta de alguns medicamentos, como acontece em todo o país. O...
Saúde vai intensificar aplicação da 3ª dose contra... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai intensificar na manhã desta sexta-feira, 12 de novembro, a aplicação da 3ª dose contra Co...
Estão abertas as inscrições para o PSS de Técnico ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou nesta quarta-feira, 09, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2022 vis...
AMAR busca associados para trabalhar no caminhão d... A Associação de Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR) está buscando novos associados que estejam interessados em traba...

Compartilhe

Google+