Representantes da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) estiveram visitando o município de São Miguel do Iguaçu na tarde de terça-feira, 08, para vistoriar o terreno e alinhar detalhes do Condomínio do Idoso que será construído no município.

Os secretários municipais Marcelo Martins de Castro (Administração); Alexandro Alcará (Assuntos Comunitários) e Gunar Henrique Guedes (Planejamento); a chefe de divisão de Assuntos Comunitários, Zélia da Silva; e o engenheiro, Fernando Souza Davies; recepcionaram o superintendente de Obras da Cohapar, Fabio Ortigara; o coordenador regional de Cascavel e Assessor Estratégico, Gerson Paranhos de Oliveira; e o engenheiro Valter Cavallari.

Durante a visita realizada no terreno que receberá a obra, os representantes do órgão estadual repassaram orientações sobre os projetos necessários para o terreno e também se colocaram a disposição para auxiliar nos trâmites burocráticos para o andamento dos trabalhos.

‘Viemos verificar a condição do terreno, se está tudo certo, verificar com a prefeitura a questão da documentação, se está faltando alguma coisa e se tem algo que a Cohapar e o Governo do Estado podem fazer para ajudar. Nós damos uma força, ajudando no que for possível para diminuir a burocracia nos órgãos públicos’, relatou Fabio Ortigara.

O superintendente veio de Curitiba e está cumprindo agenda em toda região, visitando 15 municípios que deverão ser receber 577 moradias por meio do órgão estadual.

Em São Miguel do Iguaçu o Condomínio do Idoso será instalado no Jardim Liberdade, em uma área da prefeitura de aproximadamente 10 mil m², tendo previsto o investimento de R$5 milhões por parte do Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Hussein Bakri, que é líder do governador Carlos Massa Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.

‘Estamos apenas aguardando as liberações do IAT, Copel e Sanepar para formalização final do convênio e na sequência, seguir para a execução da obra’, relatou Gunar Guedes.

CONDOMÍNIO DO IDOSO

A iniciativa ‘Condomínio do Idoso’ foi criada na gestão do governador Ratinho Junior, e através do programa Viver Mais Paraná, da Cohapar, atende idosos com renda de um a seis salários mínimos, que não possuem casa própria.

Em parceria com as prefeituras, a Cohapar contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, com os profissionais da área realizando os atendimentos no próprio condomínio.

‘Um projeto premiado e acho que até já copiado por outros estados porque é fantástico! Em vez de mandar carros rodar a cidade inteira para anteder, a prefeitura reúne os profissionais em um carro só e realiza o atendimento no conjunto. Isso é ganho de tempo para o município e para os idosos que mais precisam’, exaltou Fabio Ortigara.

Os contemplados podem residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal, um chamado aluguel social, de 15% de um salário-mínimo. Após a desocupação, as unidades são direcionadas ao atendimento dos próximos inscritos conforme fila de prioridades do programa, que levam em conta aspectos socioeconômicos e condições atuais de moradia.

Inclusive, o Governo Municipal está realizando o Cadastro de Pretendentes para os interessados em fazer parte do programa.

O cadastro pode ser efetuado na secretaria de Assuntos Comunitários, localizada no Paço Municipal, ao lado do calçadão, ou através do site: https://www.cohapar.pr.gov.br/Viver-Mais.

Mais informações podem ser obtidas na própria secretaria de pelo telefone: 3565-8102.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Produtores têm até o dia 04 de março para devoluçã... O setor de Nota do Produtor Rural de São Miguel do Iguaçu comunica aos produtores do município que a devolução (prestação de contas) das Notas Fiscai...
Cumprimento de medidas socioeducativas é tema de e... As formas de cumprimento de medidas socioeducativas em São Miguel do Iguaçu foram tema de uma reunião promovida pelo Centro de Referência de Assistên...
Governo Municipal realiza entrega da 3ª parcela no... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assistência Social, vai realizar na próxima semana, segunda e terça-feira, dias...
Equipes do departamento de Esportes representam Sã... O município de São Miguel do Iguaçu foi representado no último final de semana em competições de futsal e voleibol, por meio de equipes do departamen...

Compartilhe

Google+