Na manhã do último sábado (01), professores de São Miguel do Iguaçu participaram de um seminário temático. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Castelo Branco.

 

Veja todas as fotos

 

O assunto abordado no seminário foi a relação das línguas em contexto de fronteiras, objeto de trabalho do PEIF – Programa das Escolas Interculturais de Fronteira, organizado pela UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

 

O programa se expande nas regiões fronteiriças do Brasil com seus países vizinhos e já está presente nas fronteiras Brasil – Argentina; Brasil – Paraguai; e Brasil – Uruguai. A proposta é sensibilizar as práticas de ensino nas escolas de fronteira para sua realidade sociolinguisticamente complexa, onde as línguas e as culturas se mesclam, se entrecruzam e os preconceitos surgem. “Precisamos minimizar os conflitos e fazer com que as crianças cresçam entendendo as relações lingüísticas e culturais como algo positivo, como algo bom”, lembrou Maria Ceres Pereira, pós-doutora em Linguística Aplicada e coordenadora geral do PEIF.

 

Para o desenvolvimento das atividades, o programa conta com o apoio das universidades que se encontram nos limites fronteiriços ou que estejam em proximidade da linha de fronteira. O papel das universidades federais é o de oferecer cursos e oficinas de formação, prestar assessorias às ações e às escolas que aderiram ao programa e prestar acompanhamento a todas as fases do trabalho.

 

Em seu pronunciamento, a secretária municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu, Marli Frasson Possamai, destacou a importância do programa para as escolas locais. Após a abertura, uma mesa de discussões foi composta. Fizeram parte do debate a professora doutora Francisca Paula Maia e a mestre Tatiana Pereira Carvalho, ambas da UNILA.

 

Nove escolas da região participam do PEIF. Destas, duas são de São Miguel do Iguaçu: Escola Municipal La Salle, do distrito de Santa Rosa do Ocoí, e o Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, do centro. Todas as escolas cadastradas no programa recebem recursos financeiros para as ações do programa.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR

Publicado às 10h02


Compartilhe

Google+