O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, major Erich Wagner Osternack, esteve nesta segunda-feira (15) em São Miguel do Iguaçu para apresentar o Sistema de Videomonitoramento que será instalado no município. A reunião realizada na Câmara Municipal contou com a presença do prefeito Claudio Dutra, do comandante da Polícia Militar, Rogério Álvaro Maciel, o delegado de Polícia Civil, Valmor Treib, secretários e diretores, vereadores, representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Acismi e servidores públicos.
Na oportunidade, Osternack explicou que o Sistema de Videonomitoramento será implementado pelos órgãos estaduais e municipais de Segurança Pública localizados na Faixa de Fronteira, no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública – ENAFRON. São no total 57 câmeras de videomonitoramento para as Cidades Gêmeas e da Linha de Fronteira da região: Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão.
Em São Miguel serão instaladas 10 câmeras em postes de 12 metros de altura, com dispositivo de segurança contra vândalos e furtos. Os pontos de instalação são estratégicos nas entradas e saídas da cidade. A captação pelas câmeras será em quatro direções e todos os órgãos de segurança pública terão acesso às imagens. O sistema ficará concentrado na Polícia Militar.
“São Miguel foi escolhida pela questão geográfica, populacional, pela rota do crime organizado e contrabando de armas e drogas, e também pelo entroncamento rodoviário”, pontuou Osternack. Ele disse que o levantamento de campo já foi feito pela Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade da PM e o projeto já está inserido no Sistema de Convênios do governo federal. “Tão logo aprovado pelo Ministério da Justiça, a Secretaria de Estado de Segurança Pública recebe o recurso e abre o processo licitatório para aquisição do sistema e das câmaras e implementação do monitoramento que auxiliará muito na segurança da comunidade”, acrescentou. A previsão é que isso ocorra até o primeiro semestre de 2014.
Para o prefeito, o sistema de videomonitoramento irá proporcionar mais segurança para as pessoas. “Esse sistema irá contribuir muito para monitorar e combater o crime organizado de toda a região. Graças à parceria que temos com o governo do estado, estamos conseguindo via governo federal essa ajuda que será realidade nos próximos meses, quando será instalado mais esse equipamento de segurança para a população”, afirmou Claudio Dutra.
Locais de instalação – Os locais onde as câmeras serão instaladas são os seguintes:
Câmera 1: Rua Caçador x Av. Iguaçu (trevo de acesso à Medianeira)
Câmera 2: Rua Marechal Cândido Rondon x Rua Caçador (fundos do Colégio Castelo Branco)
Câmera 3: Marechal Cândido Rondon X Alfredo Chaves (Mercado Lar, saída para a Prainha)
Câmera 4: Rua Farroupilha x Vânio Ghellere (calçadão, esquina dos bancos)
Câmera 5: Rua Farroupilha X Castro Alves (Centro)
Câmera 6: Rua Chapecó x Rua Juliana Irma Soares (próximo a Escola José Francisco)
Câmera 7: Rua Marechal Cândido Rondon x Rua João Walnier (Bairro Novo Mundo)
Câmera 8: Rua Fernando Ferrari x Nadir Maggi (próximo ao CTG, saída para São Jorge)
Câmera 9: Avenida Iguaçu x Rua Valentin Celeste Palavro (trevo saída pra Foz)
Câmera 10: Alfredo Chavez x Vânio Ghellere (ao lado da Prefeitura).
Faixa de Fronteira – Conforme o comandante, São Miguel do Iguaçu é uma das seis cidades paranaenses prioritárias para a estratégia de segurança pública entre os 139 municípios na Faixa de Fronteira (até 150 km da fronteira). “Em linha reta, entre Foz do Iguaçu e Guairá, são 447 km. No entanto, contando as entradas do Lago de Itaipu, são 1.395 km de fronteira e em cada ponto desses pode existir um porto clandestino”, informou Osternack. Ele ainda atentou para o fato de que a região, diferentemente de outras partes do País, concentra alto índice populacional, com mais de 2,3 milhões de habitantes na Faixa de Fronteira que convivem com crimes transfronteiriços.
O Batalhão de Fronteira da PM tem sede em Marechal Cândido Rondon e foi criado em julho de 2012. Durante a reunião, o major Osternack aproveitou para apresentar os resultados do trabalho deste primeiro ano de atuação na região. Ele informou ainda que outras duas companhias do BPFron serão instaladas em Guairá e Santo Antonio do Sudoeste.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter