Com a finalidade de promover a sensibilização nas pessoas da importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico, o dia 27 de setembro foi instituído pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo.
A região Trinacional e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu irão comemorar a data com uma enorme programação integrada entre as cidades e instituições, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da atividade turística e a preservação do meio ambiente.
Programação em São Miguel
No dia 27, São Miguel do Iguaçu participa da programação desenvolvendo uma importante ação: o Projeto Lago Limpo nas proximidades do Terminal Turístico Balneário Ipiranga, principal cartão postal do município.
Dividido em duas atividades, a primeira consiste na realização de uma limpeza das margens do Rio Ocoy por funcionários do departamento de turismo, secretaria de agricultura e meio ambiente, pescadores da Colônia Z11, técnicos da Itaipu Binacional e comunidade em geral.
Paralelamente, acontecerá uma recomposição de área com plantio de árvores pelos alunos do Projeto Segundo Tempo. Serão cerca de 60 crianças entre sete e 17 anos que plantarão aproximadamente 1000 mudas em uma área de 7.000 m² de reserva ambiental. As atividades terão início às 8:30h com término às 17:00h.
Segundo Dayane Passos, Diretora de Turismo de São Miguel, a ideia é envolver a comunidade e entidades que utilizam o Lago de Itaipu tanto a trabalho como a lazer.
“Nós sabemos que em um só dia não conseguiremos recolher todo o lixo que está acumulado. Como estamos nos aproximando de mais uma temporada de verão, precisamos conscientizar as pessoas que não devemos ver nossa prainha somente como área de lazer, mas sim como parte do meio ambiente que necessita ser preservado. Portanto, a ideia é que esta ação seja desenvolvida pelo menos duas vezes por ano e cada vez mais envolvendo a comunidade”, ressaltou.
A ação é uma parceria entre governo municipal, através do departamento de turismo e secretaria de agricultura e meio ambiente, Programa Segundo Tempo, Itaipu Binacional, Instituto Confiance e Colônia de Pescadores Z11.
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter