Esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 09, na sala de reuniões da prefeitura, a Comissão Municipal do ‘Proteja’, programa do Governo Federal que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças brasileiras.

O objetivo do encontro foi traçar ações de combate à obesidade infantil dos estudantes das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) do município. As estatísticas de 2019 apontaram que 30% dos estudantes de São Miguel têm excesso de peso e 16% são obesos.

A primeira sugestão apontada é alinhar, juntamente com a secretaria municipal de Educação, a realização de pelo menos 15 minutos diários de exercícios ao final do turno letivo. “Pretendemos conversar com diretores, professores e secretaria de Educação sobre a possibilidade da implantação desse trabalho”, conta a nutricionista da secretaria de Saúde, Andreia Wendling Gracioli.

Outra ação proposta é a conscientização dos pais quanto à educação alimentar em casa. “O cardápio dos estudantes nas escolas é apropriado, no entanto, o problema na grande maioria está em casa onde as crianças se alimentam de forma errada”, destaca Andreia.

A coordenadora do NASF (núcleo de Apoio a Saúde da Família), Delina Santin, salienta que o trabalho precisa ser realizado muito próximo com a família. “Os hábitos alimentares vêm, na grande maioria, de casa e, por isso, a necessidade da conscientização dos pais”.

A criança com hábitos alimentares não saudáveis tem grande chance de ser um adulto obeso. “Precisamos prevenir isso hoje para que possamos ter uma geração saudável”, salienta Delina.

A obesidade, traz a possibilidade de desenvolver diversas outras doenças crônicas, como quadros de hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto, além de problemas respiratórios, dificuldade para dormir, sensibilidade nas articulações e dor nas costas, entre outros muitos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Festividades do Aniversário de 61 anos reúnem milh... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou entre os dias 26 e 28 de novembro um grande evento para marcar as comemorações dos 61 anos de em...
Comitê da Dengue analisa números e discute ações d... Os membros do Comitê Intersetorial para Controle da Dengue de São Miguel do Iguaçu estiveram reunidos na tare de quarta-feira, 21, na sala de reuniõe...
Esporte aumenta sua galeria de medalhas com várias... Os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, disputaram diversas competições no fina...
Clube de Mães realiza encontro em homenagem ao Dia... Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a secretaria municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, por meio da coordenação dos Club...

Compartilhe

Google+