O Comitê Intersetorial para controle da Dengue de São Miguel do Iguaçu esteve em reunião na manhã de hoje (02), debatendo alguns assuntos referentes à Campanha ‘Hora H’, que será neste sábado, dia 06.

O Governo do Paraná, em parceria com as prefeituras e a sociedade civil organizada, promove no sábado de carnaval (06) uma grande mobilização para convocar a população a fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e do chikungunya.

São Miguel do Iguaçu aderiu 100% desta campanha, sendo que a partir das 08 horas, nove caminhões caçamba estarão passando pelo centro da cidade e bairros recolhendo entulhos e lixos que podem acumular água e tornar criadouro do mosquito. A orientação para a população são-miguelense é que façam uma limpeza em seus quintais um dia antes, ou seja, na sexta-feira, para que o caminhão possa recolher os lixos em todos os locais no sábado.

Ainda durante a campanha de sábado, o Comitê da Dengue estará acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros onde realizarão um pedágio educativo na Rua Farroupilha disponibilizando um check-list da dengue para a população, com orientações de vistoria dentro de casa e no quintal.

Na reunião também ficou decidido onde investir o dinheiro que o Governo disponibilizou aos municípios para o combate da dengue. O Município de São Miguel do Iguaçu está estudando a possibilidade de contratar uma equipe extra para trabalho de campo, além de equipamentos necessários para os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

O Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luiz Osório Maturana, integrante do Comitê anunciou que funcionários do Horto Municipal estão trabalhando nas mudas da planta crotalária, sendo uma nova arma no combate da dengue. “Essa planta quando estiver na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e de acordo com especialistas, ela atrai predadores do mosquito transmissor. Então, na segunda quinzena de fevereiro estaremos disponibilizando essas plantas para os munícipes”, explica Maturana.

 

IMAGEM ILUSTRATIVA | PLANTA CROTALÁRIA


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Publicado às 11h01


Compartilhe

Google+