Os membros do Comitê Intersetorial para Controle da Dengue de São Miguel do Iguaçu estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 14, na sala de reuniões da prefeitura, para discutir ações de combate a dengue após o aumento nos casos da doença e o excesso de chuva que está sendo registrado nos últimos dias.

Até o momento, o município já teve 186 notificações de casos suspeitos da doença e, destes, 22 foram confirmados, sendo um deles de dengue com Sinais de Alerta (DSA), 147 foram descartados e 17 estão em análise, aguardando resultado do laboratório.

Além do aumento dos casos, o grande volume de chuva dos últimos dias também está preocupando, pois aumenta o risco de a água ficar parada e virar um potencial criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como a zika, chikungunya e febre amarela. ‘Temos que agir agora para evitar que o número de casos exploda como aconteceu em anos anteriores’, alertou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Mônica Luiza Saviatto Cardoso.

Por conta dessa situação, ficou definido na reunião que será intensificada a orientação dos moradores e a recolha de materiais recicláveis, que são grandes potenciais para criadouros, nas regiões onde foram confirmados mais casos e também estão sendo encontradas larvas do mosquito, sendo as regiões do Bairro Santa Catarina, do Loteamento Liberdade e do Conjunto Araras.

Nos próximos dias serão repassados mais detalhes de como será realizado esse trabalho, que será uma espécie de ‘mutirão’.

No encontro também foram alinhados mais detalhes do projeto ‘Túnel da dengue’ e da campanha ‘Prêmios sim, dengue não (cartão vermelho)’, que serão desenvolvidos como parte da conscientização da comunidade para evitar os focos do mosquito.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente divulga cronograma de coleta de galh... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Meio Ambiente, está programando a coleta de galhos, folhas e resíduos de jardin...
Entrega do Auxílio Emergencial Municipal inicia ne... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assistência Social, inicia nesta quarta-feira, dia 14 de julho, a entrega do au...

Compartilhe

Google+