
O Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de São Miguel do Iguaçu é Pedro Bento Mota. Nasceu na comunidade de Barro Preto, interior de São Miguel do Iguaçu, onde os pais plantavam soja e mandioca. Na infância, percorria doze quilômetros de bicicleta para ir até a escola mais próxima, em Santa Terezinha de Itaipu – cidade vizinha.
ASSISTA AO VÍDEO AQUI ou clique no ícone no fim da página para ouvir o áudio.
Em 1982, Pedro concluiu um curso técnico de contabilidade, depois especializou-se na extinta Facisa. Exerceu a profissão por nove anos, foi gerente de uma empresa de máquinas agrícolas em Foz do Iguaçu até abrir uma indústria de móveis tubulares. “Uma curiosidade que poucos sabem é que os assentos de espera instaladas na rodoviária de São Miguel foram feitos por essa empresa em meados de 1995”, conta.
Pedro Mota garante que nunca imaginou ser secretário municipal. “Assumi em 2014, no primeiro mandato do prefeito Claudio Dutra, quando atuamos na regulamentação de terrenos e barracões do Parque Industrial. Aqueles espaços há muito tempo eram utilizados por empresas que geram empregos, mas não tinham documentos que comprovassem a posse”, comemora o secretário.
O que faz? – Cabe à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços oferecer apoio e incentivo aos empreendimentos comerciais e industriais do município, além de emitir alvarás de funcionamento dos estabelecimentos.
A esta secretaria estão vinculados três departamentos: Sala do Empreendedor, setor que dá aporte a empreendedores informais que buscam pela legalização do seu negócio, facilita a abertura de novas empresas e oferece cursos e financiamentos a microempresários; Agência do Trabalhador (Sine), responsável pela intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho e recebimento de requisição de seguro desemprego; e Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, espaço com nove salas equipadas onde são oferecidas capacitações profissionais.
Meta – Hoje a secretaria trabalha no projeto de criação de micro parques industriais nos quatro distritos de São Miguel do Iguaçu. O objetivo é adquirir áreas de terras e subsidiá-los a empresas com pelo valor de um real o metro quadrado – uma solução para o déficit de postos de trabalho tendo em vista que a área do Parque Industrial de São Miguel todos os terrenos estão ocupados, promovendo o desenvolvimento dos distritos.
“Me sinto até constrangido quando um empresário quer montar uma indústria e não temos espaço. O Parque Industrial está rodeado de loteamentos, então expandir não dá”, aponta Pedro Mota.
O secretário exemplifica que atualmente de 60 moradores do distrito de Santa Rosa do Ocoí acordam às 3h da manhã para trabalhar em um frigorífico de aves em Matelândia. “Estamos pleiteando a vinda de uma fábrica de ração de peixes de Porto Alegre para o distrito de São Jorge, onde um loteamento de 54 moradias está sendo implantado. Serão, no mínimo, 100 pessoas que precisam de emprego e não vão precisar se deslocar para trabalhar se houver indústria lá”, conta Pedro Mota.
Além disso, a pavimentação asfáltica das ruas do Parque Industrial está entre os objetivos da atual administração.
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços.
Rua Vânio Ghellere, 64 – Paço Municipal Abel Bez Batti, 1º andar.
Telefone: 3565-8135
E-mail: industriaecomercio@hotmail.com
Facebook: Prefeitura de São Miguel @prefesmi
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado às 17h27
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter