A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, em conjunto com o Parque Nacional do Iguaçu e o Colégio Estadual D. Pedro II, promoveu durante todo o ano de 2013 o Projeto ‘Conhecendo os Rios do Parque – Rio Represa Grande’, que teve como objetivo o monitoramento da qualidade ambiental do Rio Represa Grande e seu fluente Rio Represinha.

Na manhã de hoje (20), no salão da comunidade de São Jorge, foi realizada a conclusão do projeto que contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, analistas do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, diretor e professores do Colégio D. Pedro II, além de moradores da comunidade.

O projeto desenvolvido em parceria com o Programa aquaIGUAÇU e a Escola Parque iniciou em 2012 no Rio Represinha. As ações de monitoramento das águas buscam conhecer a qualidade do material que entra no Parque Nacional do Iguaçu a partir dos afluentes do Rio Iguaçu. O projeto pioneiro na região é desenvolvido no distrito de São Jorge, com a participação de alunos e em parceria com proprietários de áreas que margeiam os rios.

Uma vez ao mês os alunos do 2º e 3º ano puderam desenvolver o Projeto ‘Conhecendo os Rios do Parque – Rio Represa Grande’. Eles tiveram aulas teóricas e práticas. Eram os próprios alunos que coletavam a água, faziam leituras do oxigênio dissolvido e a temperatura. Após a coleta, as análises eram realizadas na escola, na própria sala de aul. Os alunos ficavam responsáveis também para as devidas anotações.

Neste projeto aconteceram várias ações importantes de educação ambiental. O Rio Represinha recebeu as primeiras mudas para o reflorestamento da mata ciliar, além da limpeza nas margens.

Conforme a analista ambiental do ICMBio e responsável pelo setor de Educação Ambiental do PNI, Marieli Xavier, o envolvimento dos alunos foi grande e isso colaborou para o projeto ser um sucesso. “Os resultados foram todos positivos. Espero agora que os proprietários dessas áreas perto do rio construam propostas por si mesmo. Que eles desenvolvam na prática essa consciência de cuidado com o meio ambiente e, principalmente com a água”, relata Marieli.

Para o diretor do Colégio Estadual D. Pedro II, Elcio Rosas, o projeto ‘Conhecendo os Rios do Parque’ foi importante, pois mostrou aos alunos outra maneira de ensinar. “Os alunos saíram de suas salas de aulas e foram para a parte prática, fizeram todo o levantamento das condições do rio, colocaram em prática ideias para a preservação da água”, salienta Elcio.

O projeto, que foi piloto na cidade de São Miguel do Iguaçu, já está se expandindo para os outros municípios. Matelândia fará parte dessa conscientização sobre o meio ambiente.

No dia 10 de dezembro os alunos do Colégio Estadual D. Pedro II irão para Foz do Iguaçu ministrar outra apresentação da conclusão do projeto, para os organizadores e autoridades do Conhecendo os Rios do Parque.