Com o lema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, os Municípios de todo o Brasil estão se preparando para a 5ª Conferência Nacional das Cidades. No dia 22 de maio será realizada a fase municipal da Conferência em São Miguel do Iguaçu, a partir das 8h no Centro de Convivência do Idoso.

As etapas municipais iniciaram em março e as estaduais vão entre julho e setembro. A etapa nacional será em novembro de 2013.

Durante as conferências municipais e estaduais, são definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.

O objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os Municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembra que é essencial a sociedade avaliar em que medida as políticas públicas, de Habitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade, entre outras, estão sendo concretizadas para a redução da segregação social.

Para Ziulkoski, é essencial o fortalecimento das reivindicações do segmento do poder público municipal para a definição de uma agenda de prioridades para as questões que envolvem as políticas de desenvolvimento urbano. E conclui lembrando que é nos Municípios que são executadas as políticas públicas.

(Fonte: Agência CNM)