Representes da sociedade civil organizada e autoridades reuniram-se na manhã desta terça-feira (2) para participar da Conferência Municipal do Meio Ambiente, que teve como tema a implementação da Política Nacional em Resíduos Sólidos. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, Aprosmi e Itaipu, no Centro de Convivência do Idoso Ilze Picolli Pagot.
O debate em torno do tema da conferência teve como foco produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda, e educação ambiental.
Para o vice-prefeito Maurão Remor é necessário que todos façam o dever de casa, diminuindo a quantidade de lixo que é produzido diariamente. “Buscamos organizar o lixo de nossa cidade porque esse problema se tornará cada vez grave no futuro. A educação deve partir de dentro das casas e também nas escolas”, disse o vice-prefeito, recordando os sérios problemas causados na cidade pelo acúmulo de lixo nas últimas chuvas.
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, destacou a importância da Constituição Federal no que se refere aos direitos e deveres e, principalmente, aos mecanismos de participação da sociedade. “Temos as conferências municipais de meio ambiente porque fazem parte de um conjunto de conferências que foram pouco utilizadas na década de 90, mas que a partir de 2003, o Brasil deu um salto. Já são 87 conferências realizadas desde lá, e quase nove milhões de brasileiros participantes”, comentou.
Ainda sobre o tema da conferência, Nelton reiterou as palavras do vice-prefeito e do secretário de agricultura. “Precisamos compreender que o lixo nosso de cada dia tem que ter um destino adequado e, tudo aquilo que é economicamente viável, transformado em produto reciclado. Um papel separado corretamente irá valer três vezes mais para o catador e sua reciclagem será uma árvore a menos cortada para a sua produção. Isso vale para o lixo eletrônico, industrial, doméstico, empresarial, urbano”, ressaltou.
As propostas levantadas pela Conferência Municipal dentro do assunto Política Nacional em Resíduos Sólidos serão levadas à etapa regional que acontece dia 9 de agosto em Cascavel. Já a conferência estadual será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 5 e 6 de setembro, e a nacional em Brasília, entre 24 e 27 de outubro.
Participaram do evento a coordenadora pedagógica e facilitadora da Sala Verde, Leonice Lenz, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Nacleto Tres, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Antonio Klajn, a secretária de Planejamento, Vanilda Scheffer Justo, o secretário de Administração, Mauri Almeida da Mota, o vereador Claudio Rodrigues, diretores, representantes do IAP, Itaipu Binacional, Aprosmi, Polícia Militar, entidades, associações, agências bancárias e escolas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter