
Normas gerais:
1 – REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu – PR – Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo – Departamento de Cultura.
1.1 O FESMIG é um festival de interpretação que abrange a Categoria Adulta com os estilos de música Sertaneja, Popular e Gospel, como também as Categorias Infantil e Infanto-Juvenil livre, (entende-se por infantil, crianças de 5 a 11 anos e infanto-juvenil de 12 a 17 anos). O primeiro colocado na Categoria Adulta nas modalidades Sertaneja, Popular e Gospel terá o direito de participar do FERMOP (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná);
1.2 O FESMIG é aberto a qualquer pessoa residente ou sediada no Município de São Miguel do Iguaçu – PR;
1.3 O I FESMIG objetiva:
– Valorizar os artistas locais;
– Revelar novos talentos;
– Escolher os representantes municipais para participação de festivais regionais como o FERMOP;
– Promover e divulgar a cultura na área da música;
2 – INSCRIÇÕES:
2.1 As inscrições serão realizadas no mínimo com 15 dias de antecedência no Departamento de Cultura do Município de São Miguel do Iguaçu – PR (até 01 de julho de 2014);
2.2 No ato da inscrição o/a candidato/a deverá comprovar residência no Município de São Miguel do Iguaçu – PR, apresentando cópias dos seguintes documentos: Documento de Identidade (RG); Título de Eleitor e/ou Comprovante Escolar;
2.3 Depois de efetuada a inscrição, não será permitido mudar de música, inclusive para a grande final;
2.4 A ficha de inscrição, com todos os campos preenchidos em letra de forma legível, cópias dos documentos solicitados e assinatura do(os)/da(s) interpretes, deverá ser entregue no Departamento de Cultura do município;
2.5 Deverão ser entregues 10 (dez) cópias digitadas da letra da música, na íntegra, em impressão legível com título e nome(s) do(s) autor(es), e de, no mínimo, 01 (uma) cópia da respectiva letra acompanhada de sua cifra harmônica no tom que o candidato irá interpretar;
2.6 Deverá ser entregue 01 CD com a música gravada na íntegra, no ato da inscrição. A boa qualidade sonora do CD será fundamental para a eventual classificação da música.
3 – PARTICIPAÇÃO
3.1 Poderão participar intérpretes de ambos os sexos, individualmente, duplas, trios ou quartetos;
3.2 Em quaisquer das Categorias não serão aceitas músicas em Língua Estrangeira, salvo a inclusão de frase ou palavra acidental;
3.3 Não será permitida a inscrição de música cuja letra contenha “palavrões” que atentem contra a moral e os bons costumes;
3.4 Os/as participantes só poderão inscrever-se em uma das Categorias, optando por interpretação de música Sertaneja, Gospel ou Popular;
3.5 As categorias Infantil e Infanto-Juvenil são livres, podendo ser gospel, sertaneja, popular, entre outras;
3.6 Conforme PORTARIA (INFÂNCIA) Nº01/2013 Sessão III Art.16, nos dias do evento os candidatos das Categorias Infantil e Infanto-Juvenil deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável. Entre 16 e 18 anos incompletos deverão estar acompanhados pelos pais ou com autorização expressa dos pais ou responsáveis (nos termos da Lei Civil), através de firma reconhecida. É proibida a entrada ou permanência da criança e adolescente desacompanhado de responsável, parente ou acompanhante;
3.7 O acompanhamento musical estará a cargo de Banda profissional e com carreira em festivais, porém o/a candidato/a terá o direito de se fazer acompanhar por qualquer instrumento e/ou músicos que lhe convier, desde que sem prejuízo à qualidade do evento;
3.8 Os/as participantes deverão observar a ordem da apresentação, que será feita por sorteio pela Comissão Organizadora no dia do Festival, podendo ser intercaladas as apresentações das categorias, a critério da organização;
3.9 Será considerado desclassificado/a o/a participante que não comparecer ao ensaio;
3.10 Cada interprete poderá cantar somente uma música;
3.11 Será terminantemente proibida no Festival a apresentação de play-back;
3.12 Os músicos da Banda do Festival poderão participar da interpretação como backing vocal, se solicitado pelo/a intérprete;
3.13 Não será permitido ao/à intérprete fazer uso da palavra quando de sua apresentação. Caso ocorra, será desclassificado/a. Poderá dirigir ao público apenas breves cumprimentos (por exemplo: “Boa Noite”, “Obrigado/a”);
3.14 Não serão aceitas mais de uma inscrição para a mesma música na mesma categoria, sendo considerada a ordem de inscrição;
3.15 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Festival, não cabendo recursos contra suas decisões.
4 – REALIZAÇÃO
4.1 O I FESMIG realizar-se-á nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2014, nas dependências do CTG – Centro de Tradições Gaúchas Querência Amada, com início as 20:00 horas, sendo assim distribuído:
Dia 17: Eliminatória;
Dia 18: Eliminatória;
Dia 19: Grande Final com entrega das premiações seguido de baile;
4.2 As categorias nas eliminatórias serão determinadas conforme necessidade e/ou número de inscrições por categoria.
5 – CLASSIFICAÇÃO
5.1 Classificar-se-ão para a final: 05 (cinco) músicas na Categoria Popular, 05 (cinco) músicas na Categoria Gospel e 05 (cinco) músicas Categoria Sertaneja, 05 (cinco) na Categoria Infantil e 05(cinco) na Categoria Infanto-Juvenil. Para a final serão, portanto, 25 músicas;
6 – PREMIAÇÃO
6.1 Os finalistas, das Categorias Popular, Gospel e Sertaneja receberão os seguintes prêmios:
1° colocado – R$ 500,00 + troféu
2° colocado- R$ 300,00 + troféu
3° colocado- R$ 200,00 + troféu
4º colocado – troféu
5º colocado – troféu
E os finalistas das Categorias Infantil e Infanto-Juvenil receberão:
1° colocado – R$ 300,00 + troféu
2° colocado- R$ 200,00 + troféu
3° colocado- R$ 100,00 + troféu
4º colocado – troféu
5º colocado – troféu
7 – ENSAIOS
7.1 – A Banda estará à disposição dos candidatos nos seguintes dias e horários:
16/07: das 18:00 ás 22:00 horas;
17/07: das 08:30 ás 11:30 horas e das 14:00 ás 18:00 horas;
7.2 – Nos dias dos ensaios o/a candidato/a só terá direito a ensaiar sua música se retirar sua senha até o horário acima determinado, no local onde haverá o evento;
7.3 – O/A calouro/a que solicitar que outra pessoa retire sua senha deverá apresentar sua carteira de identidade no momento da retirada da senha;
7.4 – Cada candidato/a terá no máximo 15 minutos para ensaiar as interpretações;
7.5 – A Banda terá autonomia para desclassificar, durante o ensaio os candidatos que não tiverem condições de participar, caso exceda o número de candidatos;
7.6 – Não haverá ensaio no sábado para a grande final, salvo se por solicitação da Banda;
Parágrafo único: Fica a critério da Comissão Organizadora qualquer mudança nos dias e horários dos ensaios.
8 – JURADOS
8.1 A comissão Julgadora do festival será formada por critério e escolha da Comissão Organizadora;
8.2 A Comissão Julgadora será nomeada pela Organização do Festival, composta por pessoas de notório conhecimento na área musical;
8.3 A decisão da Comissão Julgadora será soberana e irrecorrível, não cabendo qualquer tipo de recurso contra o resultado do julgamento;
8.4 A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) pessoas, que avaliarão os critérios propostos pelo Festival. Os/as integrantes da Comissão não serão necessariamente os mesmos em todas as eliminatórias;
8.5 As notas da avaliação deverão ser de (05) cinco a 10 (dez), podendo ser fracionada;
8.6 Para cada candidato o/a jurado/a terá que dar nota individual em fichas pré-elaboradas por quesitos, tendo o nome do intérprete, a música e a categoria musical;
8.7 As fichas serão entregues no início das apresentações e recolhidas após cada apresentação, com a assinatura dos respectivos jurados;
8.8 A nota será atribuída aos participantes, observando-se os seguintes quesitos:
a) afinação da voz;
b) ritmo;
c) interpretação (comunicação, dicção, postura cênica e apresentação);
8.9 Caso o/a candidato/a errar a letra da música, terá uma nova oportunidade, a critério da mesa julgadora;
8.10 A nota será dada pelos 5 (cinco) jurados, com somatória das mesmas;
8.11 Se houver empate entre os candidatos, eliminar-se-á a maior e a menor nota de cada candidato e somar-se-á a média, caso o empate persista, caberá a Comissão Julgadora o desempate.
9 – DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de excluir em qualquer tempo o participante que, sob qualquer pretexto, perturbar a ordem do Festival e ao descumprir as normas contidas no presente regulamento ou emanadas pela Comissão Organizadora;
9.2 Ao iniciar o Festival, os candidatos deverão se posicionar ao lado da entrada do palco, para evitar problemas com o cerimonial do evento;
9.3 O posicionamento ao lado do palco deverá estar na ordem da apresentação, para que a organização tenha certeza dos presentes, com intuito de evitar qualquer demora nas apresentações;
9.4 É obrigação de cada intérprete concorrente, na eliminatória e/ou na final, comparecer ao local do festival com antecedência de pelo menos uma hora e se apresentar à organização, nos bastidores, pelo menos 10 minutos antes de sua apresentação, pronto para subir ao palco;
Os concorrentes terão à sua disposição estrutura de banda, palco, som e luz, não podendo, no entanto, exigir instrumentistas, equipamentos ou recursos técnicos além daqueles oferecidos pela Organização do Festival. Caso seja de seu interesse, cada concorrente poderá providenciar outros instrumentistas, equipamentos ou recursos, desde que se responsabilize integralmente por eles (sem ônus para o festival) e comunique previamente sua intenção à Comissão Organizadora, no ato da inscrição;
9.5 Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Comissão Organizadora:
CATIUSCIA MILIOLI PRESA – Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
JEAN FABRICIO JEDE – Diretor Municipal de Cultura
VANIA ORESTES GONZAGA – Agente Administrativo
CLEOMAR ARAUJO – Cantor e músico
EDERSON TERRA – Cantor e músico
Informações no Departamento de Cultura ou pelo fone: 3565-2429 ou 3565-6590
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Atualizado às 13:54
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