1 – REALIZAÇÃO:

 

Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu – Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo – Departamento de Cultura.
 

O FESMIG é um festival de interpretação aberto a qualquer pessoa residente ou sediada no Município de São Miguel do Iguaçu – PR, que abrange a Categoria Adulta com os estilos de música Sertaneja, Popular e Gospel, como também as Categorias Infantil e Infanto-Juvenil livre, (entende-se por infantil, crianças de 5 a 11 anos e infanto-juvenil de 12 a 17 anos). Os primeiros colocados na Categoria Adulta nas modalidades Sertaneja, Popular e Gospel terão o direito de participar do FERMOP (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) representando nosso município;

O II FESMIG objetiva:
– Valorizar os artistas locais;
– Revelar novos talentos;
– Escolher os representantes municipais para participação de festivais regionais como o FERMOP;
– Promover e divulgar a cultura na área da música;

 

2 – INSCRIÇÕES:

 

2.1 As inscrições serão realizadas com no máximo 15 dias de antecedência no Departamento de Cultura do Município de São Miguel do Iguaçu – PR (de 01 a 30 de junho de 2015);

2.2 No ato da inscrição o/a candidato/a deverá comprovar residência no Município de São Miguel do Iguaçu – PR, apresentando cópias dos seguintes documentos: Documento de Identidade (RG); Título de Eleitor e/ou Comprovante Escolar, ou ainda qualquer documento que comprove a municipalidade (contas de água, luz ou telefone);

2.3 Depois de efetuada a inscrição, não será permitido mudar de música, inclusive para a grande final;

2.4 Não serão aceitas mais de uma inscrição com a mesma música em qualquer categoria do Festival, sendo considerada a ordem da inscrição;

2.5 Em quaisquer das Categorias não serão aceitas músicas em Língua Estrangeira, salvo a inclusão de frase ou palavra acidental;

2.6 Não será permitida a inscrição de música cuja letra contenha “palavrões” que atentem contra a moral e os bons costumes;

2.7 É permitida a inscrição de “Pout Pourri” desde que a versão já exista e tenha sido gravada por algum artista reconhecido nacionalmente;

2.8 A ficha de inscrição, com todos os campos preenchidos em letra de forma legível, cópias dos documentos solicitados e assinatura do(os)/da(s) intérpretes, deverá ser entregue no Departamento de Cultura do município, e somente após a entrega da mesma é que a inscrição estará confirmada;

2.9 Deverão ser entregues 05 (cinco) cópias digitadas da letra da música, na íntegra, em impressão legível com título e nome(s) do(s) autor(es) no ato da inscrição;

2.10 Ficam vetadas para o III FESMIG – 2016 as inscrições dos ganhadores em 1º lugar em todas as categorias do II FESMIG – 2015, os mesmos poderão fazer somente uma apresentação nos dias de eliminatórias do III FESMIG – 2016, sendo que será definido junto a Comissão Organizadora em qual dia cada um se apresentará. Essa restrição é válida apenas para o ano seguinte da conquista do 1º lugar;

2.11 Não será permitido a inscrição de candidatos(as) que já possuam trabalho profissional finalizado através de estúdios e produtoras, como CD gravado com músicas de autoria própria e com comercialização. Será permitido apenas, se for da vontade do mesmo, que o profissional se apresente, sem concorrer com os demais participantes;

 

3 – PARTICIPAÇÃO

 

3.1 Poderão participar intérpretes de ambos os sexos, individualmente, duplas, trios ou quartetos;

3.2 Cada intérprete poderá cantar somente uma música no Festival, em uma categoria somente, optando por interpretação de música Sertaneja, Gospel ou Popular, tanto na Categoria Adulta, quanto nas Categorias Infantil e Infanto Juvenil;

3.3 As músicas das categorias Infantil e Infanto-Juvenil são livres, podendo ser gospel, sertaneja, popular, entre outras;

3.4 Conforme PORTARIA (INFÂNCIA) Nº01/2013 Sessão III Art.16, nos dias do evento os candidatos das Categorias Infantil e Infanto-Juvenil deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável. Entre 16 e 18 anos incompletos deverão estar acompanhados pelos pais ou com autorização expressa dos pais ou responsáveis (nos termos da Lei Civil), através de firma reconhecida. É proibida a entrada ou permanência da criança e adolescente desacompanhado de responsável, parente ou acompanhante;  

3.5 Os concorrentes terão à sua disposição estrutura de banda, palco, som e luz, não podendo, no entanto, exigir instrumentistas, equipamentos ou recursos técnicos além daqueles oferecidos pela Organização do Festival. Caso seja de seu interesse, cada concorrente poderá providenciar outros instrumentistas, equipamentos ou recursos, desde que se responsabilize integralmente por eles (sem ônus para o festival) e comunique previamente sua intenção à Comissão Organizadora no ato da inscrição;

3.6 Os/as participantes deverão observar a ordem da apresentação, que será feita por sorteio pela Comissão Organizadora no dia do Festival, podendo ser intercaladas as apresentações das categorias, a critério da organização;

3.7 Será considerado desclassificado/a o/a participante que não comparecer ao ensaio;

3.8 Será terminantemente proibida no Festival a apresentação de play-back;

3.9 Os músicos da Banda do Festival poderão participar da interpretação como backing vocal, se solicitado pelo/a intérprete;

3.10 Não será permitido ao/à intérprete fazer uso da palavra quando de sua apresentação. Caso ocorra, será desclassificado/a. Poderá dirigir ao público apenas breves cumprimentos (por exemplo: “Boa Noite”, “Obrigado/a”);

 

4 – REALIZAÇÃO

 

4.1 O II FESMIG realizar-se-á nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2015, nas dependências do CTG – Centro de Tradições Gaúchas Querência Amada, com início as 20:00 horas, sendo assim distribuído:
Dia 16: Eliminatória;
Dia 17: Eliminatória;
Dia 18: Grande Final com entrega das premiações seguido de baile;

4.2 As categorias nas eliminatórias serão determinadas conforme necessidade e/ou número de inscrições por categoria.

 

5 – CLASSIFICAÇÃO

 

5.1 Classificar-se-ão para a final: 05 (cinco) músicas na Categoria Popular, 05 (cinco) músicas na Categoria Gospel e 05 (cinco) músicas Categoria Sertaneja, 05 (cinco) na Categoria Infantil e 05(cinco) na Categoria Infanto-Juvenil. Para a final serão, portanto, 25 músicas;

 

6 – PREMIAÇÃO

 

6.1 Os finalistas, das Categorias Popular, Gospel e Sertaneja receberão os seguintes prêmios:
1° colocado – R$ 500,00 + troféu
2° colocado- R$ 300,00 + troféu
3° colocado- R$ 200,00 + troféu
4º colocado – R$ 100,00 + troféu
5º colocado – R$ 100,00 + troféu

E os finalistas das Categorias Infantil e Infanto-Juvenil receberão:


1° colocado – R$ 300,00 + troféu
2° colocado- R$ 200,00 + troféu
3° colocado- R$ 100,00 + troféu
4º colocado – R$ 50,00 + troféu
5º colocado – R$ 50,00 + troféu

 

7 – ENSAIOS

 

7.1 – A Banda estará à disposição dos candidatos nos seguintes dias e horários:
15/07: das 18:00 ás 22:00 horas;
16/07: das 09:00 ás 11:00 horas e das 14:00 ás 16:00 horas;
17/07: das 09:00 ás 11:00 horas e das 14:00 ás 16:00 horas;(se necessário);

7.2 – Nos dias dos ensaios o/a candidato/a só terá direito a ensaiar sua música se retirar sua senha até o horário acima determinado, no local onde haverá o evento;

7.3 – O/A calouro/a que solicitar que outra pessoa retire sua senha deverá apresentar sua carteira de identidade no momento da retirada da senha;

7.4 – Cada candidato/a terá no máximo 15 minutos para ensaiar as interpretações;

7.5 – A Banda terá autonomia para desclassificar, durante o ensaio os candidatos que não tiverem condições de participar, caso exceda o número de 75 (setenta e cinco) candidatos;

7.6 – Não haverá ensaio no sábado para a grande final, salvo se por solicitação da Banda;

Parágrafo único: Fica a critério da Comissão Organizadora qualquer mudança nos dias e horários dos ensaios.

 

8 – JURADOS

 

8.1 A Comissão Julgadora do festival será formada por critério e escolha da Comissão Organizadora;

8.2 A Comissão Julgadora será nomeada pela Organização do Festival, composta por pessoas de notório conhecimento na área musical;

8.3 A decisão da Comissão Julgadora será soberana e irrecorrível, não cabendo qualquer tipo de recurso contra o resultado do julgamento;

8.4 A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) pessoas, que avaliarão os critérios propostos pelo Festival. Os/as integrantes da Comissão não serão necessariamente os mesmos em todas as eliminatórias;

8.5 As notas da avaliação deverão ser de (05) cinco a 10 (dez), podendo ser fracionada;

8.6 Para cada candidato o/a jurado/a terá que dar nota individual em fichas pré-elaboradas por quesitos, tendo o nome do intérprete, a música e a categoria musical;

8.7As fichas serão entregues no início das apresentações e recolhidas após cada apresentação, com a assinatura dos respectivos jurados;

8.8 A nota será atribuída aos participantes, observando-se os seguintes quesitos:
a) afinação da voz;
b) ritmo;
c) interpretação (comunicação, dicção, postura cênica e apresentação);

8.9 Caso o/a candidato/a errar a letra da música, terá uma nova oportunidade, a critério da mesa julgadora;

8.10 A nota será dada pelos 5 (cinco) jurados, com somatória das mesmas;

8.11 Se houver empate entre os candidatos, eliminar-se-á a maior e a menor nota de cada candidato e somar-se-á a média, caso o empate persista, caberá a Comissão Julgadora o desempate.

 

9 – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de excluir em qualquer tempo o participante que, sob qualquer pretexto, perturbar a ordem do Festival e ao descumprir as normas contidas no presente regulamento ou emanadas pela Comissão Organizadora;

9.2 É obrigação de cada intérprete concorrente, na eliminatória e/ou na final, comparecer ao local do festival com antecedência de pelo menos uma hora e se apresentar à organização para confirmar a presença e ver a ordem de apresentação, e pelo menos 10 minutos antes de sua apresentação, o/a intérprete deverá estar posicionado ao lado do palco para evitar atrasos com o cerimonial;

9.3 Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
                                                                 
Comissão Organizadora:

CATIUSCIA MILIOLI PRESA – Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo
JEAN FABRICIO JEDE – Diretor Municipal de Cultura
VANIA ORESTES GONZAGA – Agente Administrativo
CLEOMAR ARAUJO – Cantor e músico
EDERSON TERRA – Cantor e músico

 

Informações no Departamento de Cultura ou pelos telefones: 3565-2429 ou 3565-6590.


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