Na tarde de hoje (16) foi realizada uma confraternização encerrando as atividades 2013 do Projeto Saúde em Movimento. O evento contou com a participação da Secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba, primeira dama e Secretária de Assistente Social, Serli dos Reis Dutra, Secretário de Administração, Mauri Almeida da Mota, a Coordenadora do projeto, Thiarliane Scheile dos Santos entre outras autoridades e, a presença da população de várias comunidades.

O Projeto Saúde em Movimento "Um Ato de Amor à Vida", da Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu visa proporcionar mais saúde e qualidade de vida, com foco na prevenção.

Há sete meses o projeto vem sendo colocado em prática e, conforme a coordenadora, Thiarliane Scheile dos Santos, este ano a expectativa foi atingida. “Esse foi o nosso primeiro ano e fico contente com a participação de várias pessoas. Quero agradecer todo apoio que tive da Secretaria de Saúde e Governo Municipal. E, espero que em 2014 mais pessoas participem e, vejam a importância desse projeto” relata Thiarliane.

As atividades eram todas voltadas para estimular e conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas, alimentação saudável e vida social ativa para melhorar o bem estar físico, mental e social de cada pessoa. O projeto atendeu a população a cada 15 dias. Grupos se reuniam nos salões ou praças dos bairros ou comunidades, onde cada usuário teve acompanhamento nutricional, com atendimento individual e em grupo, incluindo palestras, dinâmicas, exames laboratoriais, dicas de reaproveitamento de alimentos, informações sobre alimentação saudável.

Durante os encontros também foram realizadas atividades físicas como caminhada, alongamento, ginástica, dinâmica, dança, brincadeiras que resgatam a autoestima e técnicas de respiração para relaxar. Os grupos também faziam visitas e usavam as academias ao ar livre, com orientação de como utilizar cada aparelho corretamente. Os participantes do projeto ainda receberam palestras sobre doenças, abordando a forma de evitá-las, tratamento, dicas de como viver bem, com saúde e qualidade de vida.