Membros do CMS – Conselho Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu reuniram-se na tarde de hoje (27) para mais uma reunião ordinária do órgão.

 

De início foram apresentados os novos conselheiros que assumiram a o cargo em substituição de antigos membros titulares, a maioria deles por já fazer parte de outros conselhos fiscalizadores ou por compromissos pessoais. Assumiram Daiane Gomes Colombelli e Oziel Knupp.

 

Também foram definidos detalhes para o encerramento do curso de capacitação para conselheiros de saúde. As aulas que encerram treinamento acontecerão em São Miguel do Iguaçu, reunindo também conselheiros de Itaipulândia e Missal, nos dias 13 e 27 de setembro.

 

Um dos conselheiros sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize cópia dos contratos firmados pela Secretaria com empresas privadas. Ficou acordado que um exemplar de cada contrato será encaminhado para a sede do Conselho, onde ficará a disposição de todos os membros.

O presidente do CMS, Adalberto Sehenem anunciou que irá encaminhar materiais para a confecção de carteirinhas de identificação pessoal para cada um dos conselheiros titulares. “Cada membro terá um crachá para exercer o direito de fiscalizar às unidades de saúde. Casa irregularidades sejam constatadas, os casos serão colocados em pauta”, explicou.

 

Os conselheiros também abordaram dúvidas da população sobre atendimento e encaminhamentos. O presidente orientou que os questionamentos sejam feitos diretamente à Ouvidoria do SUS, órgão responsável por receber sugestões e críticas dos usuários.

 

O presidente do CMS também comunicou aos titulares sobre a abertura dos envelopes do processo licitatório para a contratação da empresa que irá executar a obra de construção do Hospital e Maternidade Municipal. A concorrência acontecerá no dia 17 de setembro. A obra terá 800,12 m², representando um investimento total de R$ 1.614.949,31. Ao fim do encontro, um representante da Secretaria Municipal de Saúde apresentou o relatório de diretrizes, objetivos, metas e indicadores da saúde do Município de 2014.

 

Função – O Conselho Municipal de Saúde é órgão fiscalizador das ações da Secretaria Municipal de Saúde, formado por funcionários, representantes de entidades públicas e usuários do sistema municipal de saúde. Todos os projetos, serviços e despesas da pasta devem passar pela aprovação do CMS para que os recursos sejam bem investidos e a população bem atendida.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR

Publicado às 16h31


Compartilhe

Google+