Na manhã de ontem (11) foram entregues três microônibus novos para o CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu) em forma de concessão de uso.

 

Os oito municípios que fazem parte do Consórcio (Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Itaipulândia, Ramilândia e Missal) serão beneficiados com os novos veículos.  No estado do Paraná foram 86 microônibus entregues aos consórcios intermunicipais.

 

Estiveram presentes prefeitos e representantes dos oito municípios. A Secretária de Saúde de São Miguel do Iguaçu, Maria Elisabete de Borba participou da entrega. Ela parabenizou todos membros do consórcio pela conquista. “Quem ganha com isso são todas as pessoas que necessitam do transporte da saúde nos oito municípios pertencentes ao CISI”, destacou Bete.

 

Em determinados períodos esse transporte ficará em São Miguel sob a responsabilidade da administração municipal. “Veio em boa hora, até porque o município não consegue atender toda a demanda para levar pacientes e esse transporte dará um suporte muito grande à administração, dando mais conforto aos pacientes de São Miguel”, afirma a secretária de Saúde.

 

O diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira de Souza afirmou que a lei exige o atendimento a todos e quando não há especialidades, principalmente nos municípios menores, esses pacientes precisam ser transportados e muitas vezes os municípios nem possuem um transporte adequado. “O Governo do Estado na sua programação vê a importância também no transporte, por isso os 86 microônibus estão sendo entregues nas 22 regionais de saúde do estado conforme a população”, explica. Os microônibus novos estão todos equipados, possui acessibilidade, ar condicionado, completo para que o Consórcio Administre.

 

Ademir afirmou ainda que o Estado irá se empenhar para dar o suporte necessário para a nova estrutura do CISI que está sendo construída. Esse suporte é principalmente na parte estrutural do local, para poder se tornar um centro de especialidades. “Já foi definido, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto garantiu em conversa recente com o Teixerinha. O Consórcio deverá agora enviar o orçamento, uma relação dos equipamentos que precisa e vamos iniciar as compras. Alguns equipamentos nós já temos e nós vamos, sim, equipar essa sede do CISI”, garantiu Ademir.

 

Hospital Municipal de Foz – Ainda de acordo com o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreria de Souza, pela constituição Foz do Iguaçu é obrigado a dar assistência aos outros 8 municípios pelo princípio da descentralização. “O hospital Municipal é um instrumento de Foz do Iguaçu, e como Foz é gestão plena e é o município sede, ele utiliza recurso que tem para prestar serviço para as demais cidades”, explica.

 

Ademir destacou que logo após Foz do Iguaçu tomar a decisão de que não atenderia mais o município da região voltou atrás da decisão e definiu, constitucionalmente, que precisa continuar atendendo. “Foz irá atender até que se tenha uma posição reivindicada pelas outras oito cidades, para que o estado assuma a gestão de média complexidade desses municípios. Enquanto isso não acontecer, essas cidades devem continuar sendo atendidas em Foz do Iguaçu”, finaliza.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Publicado às 10h46


Compartilhe

Google+